Logo às 7h da manhã uma entrevista foi realizada na rádio 90 FM com os radialistas Pedro Claro e Valcir Silva
Uma entrevista detalhada na rádio 90 FM, com os radialistas Pedro Claro e Valcir Silva, marcou o início da campanha do Outubro Rosa na manhã desta segunda-feira (2).
A Secretária Municipal de Saúde Maryane Hirahata; a Médica Ginecologista Deise Gardin; a Enfermeira Carla Oliveira e a Primeira-dama Maria José Alves participaram da entrevista.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Maryane Hirahata, a campanha do Outubro Rosa vem com a esperança de fazer a diferença e compromisso de alcançar toda a população feminina – tanto as rio-pardenses, quanto as mulheres que agora residem na cidade. “A campanha faz alusão à prevenção de cânceres (Colo de Útero e Mama), mas aproveitamos o período especial para unirmos forças e recursos em ações de conscientização em prol da luta pela saúde da mulher como um todo”, disse Maryane Hirahata.
A Secretária disse, ainda, que esse mês será dedicado a espalhar conhecimento, acolhendo as mulheres e buscando atendê-las em todas as necessidades que forem trazidas. Serão realizadas rodas de conversa para conscientização sobre a temática, oferecimento de procedimentos diagnósticos, como colposcopia, ultrassom e testes rápidos, e também os preventivos, além de vários outros atendimentos e diversas atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio de cada unidade de saúde, em dias e horários especiais.

Na avaliação de Maryane Hirahata, este Outubro Rosa será um momento de união, amor e cuidado para com as mulheres. “Juntos sempre somos mais fortes e podemos fazer a diferença sempre, e nesse momento em especial atuar mais eficientemente na luta em favor da saúde da mulher”, explicou Maryane Hirahata.
A Médica Ginecologista Deise Gardin explicou que este mês é destinado às campanhas de prevenção de câncer nas mulheres. “O principal objetivo é alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Durante esse período, diversas atividades são realizadas, sendo que as Unidades de Saúde estão com horários especiais de coleta de preventivo, inclusive algumas com coletas aos sábados e períodos noturnos”, detalhou a Doutora Deise Gardin.
Os profissionais médicos estão aptos a solicitar os exames necessários para que as mulheres façam não só a prevenção do câncer do útero, mas de manas, intestino e todos os demais exames que se fizerem necessários para a prevenção de doenças e preservação da saúde das mulheres.
Equipe Funcional de Comunicação Municipal



