A Prefeitura de Santa Rita do Pardo firmou convênio com a Irmandade da Santa Casa de Presidente Epitácio, no Estado de São Paulo, para garantir o atendimento a pacientes portadores da doença renal crônica.
O convênio tem duração de quatro meses e prevê o fornecimento de mão de obra especializada, assistência de enfermagem e insumos específicos para a realização de 13 sessões de hemodiálise por mês em dois pacientes do município.
O convênio foi firmado em caráter emergencial, devido à interdição temporária do Centro de Hemodiálise de Bataguassu, que era responsável pelo atendimento aos pacientes de Santa Rita do Pardo.
A interdição foi causada por problemas estruturais, decorrentes de um vazamento de água que não recebeu a manutenção devida por mais de oito meses.
O prefeito de Santa Rita do Pardo, Dr. Lúcio Costa, destacou a importância do convênio para a saúde dos pacientes renais crônicos.
“O cumprimento do papel da assistência à saúde, nas medidas preventivas, é essencial para o tratamento e reabilitação dos pacientes”, disse.
“Esse convênio irá contribuir para a reintegração do paciente renal crônico à sociedade em condições de retomar, tanto quanto possível, as funções que desempenhava anteriormente”, completou.
O prefeito também esteve em visita ao local onde serão realizadas as hemodiálises e agradeceu a parceria da Irmandade da Santa Casa de Presidente Epitácio. “Agradeço ao provedor da Irmandade, Danilo de Souza Espindola, e ao administrador Miguéias Alves de Oliveira pela disponibilidade e atendimento à população santaritense”, disse.