Um motorista foi preso na BR-158, em Três Lagoas, na última quarta-feira (24), por transportar 5,3 mil cigarros eletrônicos. Ele foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por estar em alta velocidade.
A equipe da PRF que fazia a fiscalização na rodovia viu o Fiat Palio ultrapassar os limites de velocidade e decidiu abordá-lo. Ao questionar o motorista, ele confessou que estava transportando os produtos, que são proibidos de serem comercializados no Brasil.
Conforme o site Campo Grande News, o condutor contou que saiu de Nova Alvorada do Sul e tinha como destino Três Lagoas. Ele disse que foi contratado para transportar os cigarros eletrônicos e receberia R$ 5 mil pelo serviço.
O motorista foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Três Lagoas. A PRF apreendeu o carro e os cigarros eletrônicos.
Cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil
A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 46, de 28 de agosto de 2009. Essa decisão se baseou no princípio da precaução, devido à inexistência de dados científicos que comprovem a segurança e a eficácia dos cigarros eletrônicos.
Os cigarros eletrônicos são dispositivos que simulam o fumo do cigarro tradicional, mas utilizam um líquido com nicotina, aromatizantes e outros produtos químicos. Eles são considerados uma forma de tabagismo e podem causar diversos problemas de saúde, como doenças cardíacas, câncer e problemas respiratórios.
Apreensão de cigarros eletrônicos
A PRF apreendeu cerca de 200 mil cigarros eletrônicos no Brasil em 2022. A maior apreensão foi feita em São Paulo, com 120 mil unidades.
A PRF intensificou as ações de fiscalização contra o contrabando de cigarros eletrônicos nos últimos anos. A proibição desses produtos é importante para proteger a saúde da população e combater o crime organizado.