O Ministério da Saúde (MS) divulgou a lista de cidades que receberão a vacina contra a dengue, a Qdenga. Ao todo, 528 municípios foram selecionados, mas Ilha Solteira não está entre eles.
A escolha das cidades foi feita com base em critérios como população, incidência de dengue e predominância do sorotipo dois da doença.
Ilha Solteira não atende a esses critérios, pois tem menos de 100 mil habitantes e a incidência de dengue é baixa.
Segundo o site Ilha de Notícias, a vacinação contra a dengue começa em fevereiro e será destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. As doses serão disponibilizadas nas unidades de saúde das cidades selecionadas.
O primeiro lote de doses, de 750 mil, chegou ao Brasil na semana passada. Uma segunda remessa, com 570 mil doses, deve ser entregue no próximo mês.
As doses adquiridas pelo Ministério da Saúde dão conta de vacinar 3,2 milhões de pessoas neste ano. Para 2025, estão asseguradas 9 milhões de doses.
Em São Paulo, apenas 11 cidades receberão doses da vacina. A maior delas é São Paulo, com 1,5 milhão de habitantes.
No ano passado, Ilha Solteira registrou 239 casos de dengue, um aumento de 183% em relação a 2022. O resultado vai de encontro ao que vem sendo registrado no país, que teve um aumento de 15,8% no número de casos. Já no Estado de São Paulo houve queda de 3,6% nos casos.