Na manhã do último domingo (2), a Polícia Civil de Costa Rica (MS), com o apoio operacional da Polícia Militar, deflagrou a “Operação Alpha 14”, visando o cumprimento de mandados de prisão temporária, internação provisória de menores, buscas e apreensões.
A ação decorreu da investigação de um homicídio cujo corpo da vítima foi encontrado em 12 de janeiro de 2025, em uma área de difícil acesso onde há um lago formado por mina d’água, no município de Costa Rica (MS), perímetro urbano.
Apesar da complexidade do caso, os investigadores obtiveram êxito na coleta de elementos de informação que indicam a autoria e a motivação do crime, que está relacionada ao tráfico de drogas. Com base nessas evidências, foram solicitadas e deferidas as medidas cautelares cumpridas naquele domingo (02). Quatro foram detidos, um deles foi preso por tráfico de drogas e corrupção de menores, enquanto o outro foi autuado por posse irregular de arma de fogo e acessórios de uso restrito. Dois menores com passagem pela Unei e dois maiores com extensa ficha criminal.

O delegado responsável pelo caso esclarece que não houve qualquer demora na resolução da investigação. Pelo contrário, dada a complexidade do caso e a dedicação ininterrupta dos policiais desde o dia em que o corpo foi encontrado, pode-se afirmar que o tempo decorrido foi essencial para a materialização de todas as evidências e a obtenção das ordens judiciais pertinentes. Além disso, informações não puderam ser divulgadas anteriormente para evitar que os envolvidos fossem alertados sobre as diligências em andamento.
As prisões em flagrante ocorreram no curso da operação e reforçam a importância da ação integrada das forças de segurança para o combate ao crime organizado. As investigações seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos e para garantir a responsabilização criminal de todos os envolvidos. No total, foi preso um suspeito e apreendido dois adolescentes que teriam participado do homicídio.

As apreensões ocorreram nos bairros: Vale do Amanhecer, Santos Dumont, São Francisco e Novo Horizonte.
“O nome Operação ALPHA 14 foi escolhido para representar o compromisso contínuo das forças de segurança na elucidação de crimes violentos, especialmente homicídios. A palavra Alpha simboliza liderança, estratégia e ação coordenada, refletindo o trabalho minucioso da polícia na investigação e captura dos suspeitos. Já o número 14 faz referência ao fato de que este é o décimo quarto homicídio ocorrido entre os anos de 2022 e 2025 em Costa Rica, sendo todos devidamente esclarecidos. A operação reforça a resposta firme e eficiente das autoridades na busca por justiça e no combate à impunidade”.
Norbertino Angeli – Jovem Sul News