O governo federal autorizou, por meio de medida provisória, a liberação de R$ 27,4 milhões em crédito extraordinário para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Conforme o site Pleno News, a decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17) e tem como objetivo reforçar a estrutura de segurança da Corte, especialmente nas áreas de vigilância e tecnologia.
O documento foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB). Segundo o texto, o recurso é destinado à “apreciação e julgamento de causas”, mas inclui também investimentos em segurança física e tecnológica do STF.
O montante já havia sido aprovado pelo plenário do Supremo em dezembro de 2024, por meio de julgamento virtual, e agora teve sua liberação formalizada pelo Executivo.
Entre os itens a serem adquiridos com os recursos estão:
- Soluções antidrone
 - Câmeras termais
 - Aparelhos de raio-x
 - Detectores de metais
 - Rádio comunicadores
 - Coldre e porta-carregadores
 - Munições de treino
 - Pinos hidráulicos
 - Espectrômetro de massa
 - Guaritas de segurança
 - Licenças de software especializado
 
O crédito extraordinário é uma ferramenta prevista na legislação orçamentária e deve ser utilizado exclusivamente em situações imprevisíveis e urgentes, como prevê a Constituição. Neste caso, o investimento é tratado como medida preventiva para reforço da segurança institucional do STF.



                                    