22.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de abril de 2025

Com mais de 1,1 milhão de refeições/ano, alimentação de funcionários da Suzano impulsiona a economia de MS

Além de gerar milhares de empregos e renda, a Suzano também oferece alimentação aos trabalhadores diariamente, movimentando ainda mais a economia, priorizando o produtor rural da região, além de atrair novos fornecedores 

Mato Grosso do Sul é o rei quando o assunto é celulose. Três Lagoas e região acabaram se tornando o ‘Vale da Celulose’ devido às suas fábricas, algumas com obras já concluídas e atuando no mercado há anos e outras em construção, mas que, em breve, devem entrar em operação.

Com mais de 1,1 milhão de refeições/ano, alimentação de funcionários da Suzano impulsiona a economia de MS
Unidade da Suzano de Ribas do Rio Pardo possui um quadro de três mil colaboradores e diariamente são servidas 1.480 refeições (Foto: Assessoria)

Hoje em dia, Três Lagoas abriga três linhas, sendo duas da Suzano e uma da Eldorado Brasil. Ribas do Rio Pardo inaugurou uma Suzano em 2024, Inocência está construindo uma Arauco e em breve uma Bracell também será instalada em Bataguassu, ou em Água Clara. A definição da cidade vai acontecer no próximo dia 06 de maio, em uma reunião da empresa com o Governo do Estado.

CONTINGENTE

O investimento de uma fábrica de celulose é um valor bilionário. Além de todo o valor aplicado pela empresa, é preciso muita mão de obra, já que no pico da construção de uma indústria é preciso no mínimo 10 mil funcionários.

Com os milhares de pessoas, uma cadeia para atender à demanda de uma fábrica é muito grande. Muitas empresas são instaladas, além de aumentar disparadamente o fluxo de clientes em comércios já existentes no município.

Os funcionários costumam ficar em alojamentos oferecidos pelas indústrias que ainda oferecem alimentação aos trabalhadores. Com isso, muitos fornecedores acabam lucrando, já que são várias refeições oferecidas às pessoas que trabalham em uma fábrica.

QUADRO FUNCIONAL

O Perfil News bateu um papo com a assessoria de Comunicação da Suzano que revelou como funciona o serviço de alimentação dos funcionários. O refeitório para abrigar milhares de pessoas é enorme, fazendo parecer uma cidade dentro de outra cidade. Somente na Unidade de Três Lagoas, são consumidas de 1 a 1,5 tonelada de alimentos ao dia de trabalho.

Com mais de 1,1 milhão de refeições/ano, alimentação de funcionários da Suzano impulsiona a economia de MS
A unidade da Suzano de Três Lagoas possui duas linhas de produção de celulose e possui um quadro funcional de 6 mil colaboradores que consomem, 1.610 refeições diariamente (Foto: Assessoria)

A assessoria informou que atualmente a fábrica de Três Lagoas possui um quadro com 6 mil colaboradores, entre próprios e terceiros em Três Lagoas. Já em Ribas do Rio Pardo são cerca de 3 mil postos entre próprios e terceiros. Diante  desse volume de pessoas, como faz para alimentar essa multidão? 

Conforme a Suzano, a empresa possui uma estrutura robusta para assegurar a alimentação de seus colaboradores em suas unidades industriais, reafirmando seu compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida de seus colaboradores. A fábrica investe em uma oferta alimentar adequada, alinhada às necessidades operacionais de cada unidade, garantindo refeições balanceadas e de alto padrão. 

NÚMEROS SUPERLATIVOS

Somando as duas unidades da Suzano em Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, são servidos, em média, 400 cafés da manhã, 2.400 almoços, 230 jantares e 60 ceias todos os dias. 

Com mais de 1,1 milhão de refeições/ano, alimentação de funcionários da Suzano impulsiona a economia de MS

Em Três Lagoas, são servidos, em média, 150 cafés da manhã, 1.300 almoços, 130 jantares e 30 ceias por dia. Já na unidade de Ribas do Rio Pardo, os números diários de refeições incluem 250 cafés da manhã, 1.100 almoços, 100 jantares e 30 ceias.

Com toda demanda, a economia da cidade que a Suzano está instalada acaba lucrando e muito. Atraindo diversos fornecedores e gerando mais empregos para a população. Ela adota diferentes modelos de fornecimento de alimentos para suas unidades industriais, buscando sempre fortalecer a economia local e valorizar fornecedores regionais sempre que possível. Alinhada ao direcionador “só é bom para nós se for bom para o mundo”, a empresa prioriza parcerias que promovam o desenvolvimento das comunidades onde atua. 

Com mais de 1,1 milhão de refeições/ano, alimentação de funcionários da Suzano impulsiona a economia de MS

“Em Mato Grosso do Sul, a Suzano adota uma política de abastecimento que equilibra o apoio a fornecedores locais e a eficiência logística na distribuição de insumos. A empresa realiza aquisições regulares de hortaliças, junto a um produtor local. Quando necessário, também adquire produtos alimentícios estocáveis e descartáveis de fornecedores do comércio regional, contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento da cadeia produtiva local. Ao mesmo tempo, a companhia mantém um modelo estruturado de fornecimento centralizado, no qual os alimentos são recebidos por meio de centros de distribuição dos fornecedores, garantindo padronização, qualidade e eficiência na operação”

LOGÍSTICA

Além de toda alimentação também existe a logística, já que vários funcionários trabalham em florestas de eucaliptos. A Suzano ressalta que é preciso cuidado com o transporte do alimento. Para isso, é realizada uma ação estratégica.

Conforme a empresa, em Três Lagoas, a distribuição é feita por meio de serviço motorizado, com o uso de caixas térmicas que preservam as condições adequadas dos alimentos. Cerca de 110 refeições são entregues diariamente a colaboradores florestais, que atuam em áreas externas, mas não necessariamente dentro da floresta. 

Com mais de 1,1 milhão de refeições/ano, alimentação de funcionários da Suzano impulsiona a economia de MS

“O fornecimento de refeições nos módulos em área de campo, é realizado por restaurantes parceiros, responsáveis pelo preparo das marmitas conforme os padrões de qualidade estabelecidos. Aproximadamente 1.300 refeições são distribuídas diariamente, aos colaboradores que atuam nas áreas florestais. As refeições são recolhidas por transporte dedicado e acondicionadas em caixas térmicas específicas (hotbox), garantindo a conservação da temperatura e a segurança dos alimentos, até o momento do consumo”

Já em Ribas do Rio Pardo a logística envolve o uso de marmitex transportadas em hotbox, garantindo a conservação térmica até o momento do consumo. Cada módulo conta com estufas para manter os alimentos na temperatura ideal. Aproximadamente 95% das refeições são preparadas no restaurante da fábrica e enviadas para os módulos florestais. Apenas em locais mais distantes é realizada a contratação de serviços externos.

Com mais de 1,1 milhão de refeições/ano, alimentação de funcionários da Suzano impulsiona a economia de MS

“A operação de alimentação das unidades da Suzano é realizada por empresas terceirizadas. Em Três Lagoas, a empresa responsável pela alimentação conta com uma equipe de 54 profissionais. Já em Ribas do Rio Pardo, a cozinha da fábrica é operada por outra empresa terceirizada composta por 38 colaboradores”

Mantendo o compromisso de impulsionar o desenvolvimento das regiões onde está presente, A Suzano prioriza a aquisição de produtos e serviços de fornecedores locais sempre que possível. Alinhada ao direcionador “só é bom para nós se for bom para o mundo”, a empresa busca fortalecer a economia regional por meio de parcerias estratégicas, contribuindo para a geração de renda e oportunidades.

IMPACTO

Com mais de 1,1 milhão de refeições/ano, alimentação de funcionários da Suzano impulsiona a economia de MS
Refeitório da empresa oferece estrutura para acomodar os colaboradores (Foto: Assessoria)

“Esse impacto econômico se traduz na compra recorrente de grandes volumes de alimentos, incluindo hortaliças fornecidas por produtores locais na região de Três Lagoas, cujo consumo médio diário varia entre 1 e 1,5 tonelada. Além disso, a unidade conta com produção própria de gelo, garantindo autossuficiência do insumo”

Em Ribas do Rio Pardo, a aquisição de hortifruti de produtores da região ocorre conforme a disponibilidade. A unidade mantém parcerias com fornecedores locais para o fornecimento de água e gelo, com um consumo diário médio de 44.500 kg de gelo e 26.000 litros de água.

Em Três Lagoas, a unidade conta com produção própria de gelo, garantindo autossuficiência do insumo. Em Ribas do Rio Pardo, a unidade mantém parcerias com fornecedores locais para o fornecimento de água e gelo, com um consumo diário médio de 44.500 kg de gelo e 26.000 litros de água.

PLANEJAMENTO NUTRICIONAL AOS FUNCIONÁRIOS

Com mais de 1,1 milhão de refeições/ano, alimentação de funcionários da Suzano impulsiona a economia de MS

A Suzano adota um planejamento estratégico e nutricional para garantir a qualidade da alimentação oferecida aos seus colaboradores em Mato Grosso do Sul. O cardápio das unidades é elaborado com antecedência e segue critérios rigorosos de equilíbrio nutricional, sazonalidade dos alimentos e diretrizes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), assegurando refeições adequadas às necessidades dos profissionais.

O buffet é livre em ambas as unidades e os colaboradores(as) podem se servir à vontade, com porcionamento exclusivo de proteínas e sobremesas, permitindo que os colaboradores tenham autonomia na escolha de sua refeição. 

Com mais de 1,1 milhão de refeições/ano, alimentação de funcionários da Suzano impulsiona a economia de MS

Além disso, a empresa se preocupa em oferecer opções que atendam diferentes restrições alimentares. Todo o processo é supervisionado por uma equipe de nutricionistas, reforçando o compromisso da Suzano com a saúde e o bem-estar de seus profissionais. Na Unidade de Três Lagoas, por exemplo, a equipe conta com a atuação de 5 nutricionistas. 

Na unidade de Três Lagoas, além da separação de lixo e reciclagem, as sobras orgânicas são reaproveitadas pelo Projeto Vida, uma iniciativa que transforma os resíduos em fertilizantes. Em Ribas do Rio Pardo, a produção de refeições é planejada para minimizar desperdícios

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.