30.1 C
Três Lagoas
sábado, 3 de maio de 2025

Competitividade na era digital é um dos focos da Semana de Desenvolvimento Profissional

Entre 5 e 10 de maio, será realizada na Cidade Universitária e nos câmpus a 9ª edição da Semana de Desenvolvimento Profissional (Sedep) da UFMS. Aberto à toda comunidade universitária e a população em geral, o evento promove a troca de experiências e vivências no mundo do trabalho, com a participação de profissionais de várias áreas, de instituições públicas e privadas. A programação de 2025 inclui mais de 140 atividades presenciais e a distância, com inscrições gratuitas neste link.

“A Sedep de 2025 tem como tema Profissional do futuro ou já do presente? Adaptabilidade, inovação e competitividade na era digital. Nossa expectativa é que possamos contribuir ainda mais com a formação profissional trazendo aos estudantes e profissionais as atuais demandas do mercado”, destaca a diretora de Inclusão e Desenvolvimento Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), Eliane Piranda.

De acordo com a diretora, a programação é ampla e já faz parte do calendário acadêmico da Universidade. “Será um evento híbrido, isto é, com atividades presenciais e a distância, de forma gratuita aberta à toda a comunidade da UFMS e externa também. Cada unidade contribuiu com a programação para que possamos atender às diferentes áreas de interesse. E por se tratar de um evento híbrido, é possível esta interação dos estudantes e profissionais de diferentes câmpus”, explica.

A abertura da Sedep está marcada para às 9h, do dia 5, com a participação do superintendente do Sesi-MS e vice-presidente executivo do Comitê Empresa-Escola, Régis Borges. Ele ministra a conferência sobre o tema central da Sedep no auditório 1 do Complexo Multiuso 1, na Cidade Universitária, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.

“Ao longo da semana, haverá visitas técnicas, minicursos, oficinas e palestras com agentes de integração que estão diretamente ligados a empresas e os cenários de estágios”, diz Eliane.

Nas palestras, mesas-redondas e rodas de conversa, serão discutidos temas como construção de currículo, inteligência emocional, ingresso na pós-graduação, ética e transformação digital no setor público, conselhos profissionais, networking, mobilidade internacional, conflitos na administração pública, gestão, competências e carreira, assédio e discriminação, uso de redes sociais e ferramentas digitais, transformação no mundo do trabalho, gerenciamento de referências bibliográficas, era digital e escola sem celular, ecossistema de inovação, como se preparar para entrevista de trabalho e estágio, geração Z, saúde mental no trabalho, entre outros assuntos ligados especificamente às profissões.

Entre os temas dos minicursos, workshops e oficinas estão: currículo Lattes, revisão bibliométrica e pesquisa acadêmica, Excel, uso de drones agrícolas em pulverizações, ferramentas digitais para produtividade e colaboração, inteligência artificial, gerenciamento de referências bibliográficas utilizando softwares livres e perícia criminal. Já as visitas técnicas serão realizadas em empresas e instituições como Macal Agrosoluções, SF Formas e Rentemax.

“Além da possibilidade de construir e ampliar networking, o evento proporciona atualização diante das demandas no mercado atual e o que vem por aí, em um momento em que as tecnologias possibilitam diversas mudanças no cenário profissional e de consolidação de carreira”, finaliza a diretora da Proaes.

Inscrições

As inscrições já podem ser feitas na página da Sedep. Ao acessar o link, é possível preencher um formulário e escolher as atividades que deseja participar. Apesar da gratuidade, há limitação de vagas, por isso, é aconselhável se inscrever com antecedência. Haverá emissão de certificação de participação, mediante controle de presença.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.