27.2 C
Três Lagoas
domingo, 6 de julho de 2025

Médico alerta para casos graves de influenza em crianças em Três Lagoas: “consultório está lotado”

Prefeitura realizou campanha de vacinação no fim de semana e mais de 900 doses da vacina foram aplicadas

Por: Nathalia Santos

Diante do aumento expressivo de casos de doenças respiratórias em Três Lagoas, o médico pediatra José Augusto Morila Guerra fez um alerta nas redes sociais sobre a gravidade da influenza em crianças e a importância da atenção dos pais aos sintomas.

Segundo ele, o consultório está “cheio e repleto de crianças com o quadro de influenza”, o que evidencia a circulação ativa do vírus na cidade.

“O vírus da influenza não é um resfriado comum. É um quadro que pode se agravar e exige atenção redobrada. Febre alta e persistente, dores musculares, tosse seca, recusa a se alimentar e mudança de comportamento são sinais de alerta. Esses sintomas indicam que algo não está bem e é fundamental procurar ajuda médica”, destacou o médico.

José Augusto também reforçou a importância de medidas preventivas, como evitar aglomerações, manter os ambientes bem ventilados e, principalmente, vacinar as crianças enquanto o vírus H1N1 ainda está em circulação. “A vacinação é uma forma eficaz de proteger as famílias, especialmente os pequenos”, afirmou.

VACINAÇÃO FOI REFORÇADA

Como parte das estratégias para conter o avanço das síndromes gripais, a Prefeitura de Três Lagoas realizou no sábado (17), uma ação especial de vacinação contra a Influenza em dois pontos de grande circulação: a Feira Central Turística e o Shopping Três Lagoas.

Médico alerta para casos graves de influenza em crianças em Três Lagoas: “consultório está lotado”

A mobilização foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Central de Imunização e Unidades de Saúde da Família (USFs), com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, que ainda está abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Com a liberação da vacina para toda a população a partir dos seis meses de idade, foram aplicadas 998 doses no total — 641 na Feira Central e 357 no Shopping. Apesar do esforço, a cobertura vacinal do grupo prioritário (idosos, gestantes e crianças) ainda está em 37,48%, bem distante da meta de 90%.

A vacina continua disponível gratuitamente em todas as Unidades de Saúde da cidade. Para se imunizar, basta apresentar um documento com número do CPF. A Prefeitura reforça a importância da vacinação como principal medida de prevenção, especialmente diante do atual cenário de alerta emitido por profissionais da saúde.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.