Iniciativa do Sebrae/MS mapeia e capacita catadores e cooperativas, promove parcerias estratégicas e amplia geração de renda
Com o objetivo de fortalecer a atuação dos catadores de materiais recicláveis e promover a inclusão socioeconômica do setor em Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS desenvolve ao longo de 2025 o projeto MS Pró-Catadores, voltado exclusivamente para cooperativas, associações e grupos que atuam com resíduos sólidos. A iniciativa começou em fevereiro e segue até dezembro, promovendo melhorias nos aspectos administrativos, de infraestrutura e na articulação com o setor público e privado.
De acordo com o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae/MS, Jorge Tadeu de Barros Veneza, o projeto representa um compromisso com a transformação social e econômica. “O Pró-Catadores vai muito além da capacitação técnica. Ele promove conexões estratégicas com prefeituras, empresas e a sociedade para valorizar os catadores como empreendedores essenciais à sustentabilidade. É uma iniciativa que reforça nosso compromisso com o desenvolvimento humano, a inclusão produtiva e a transformação de realidades em setores historicamente vulneráveis”, destacou.
Em Mato Grosso do Sul, o projeto atende, atualmente, dez grupos – sete cooperativas e três associações presentes nos municípios de Alcinópolis, Amambai, Brasilândia, Costa Rica, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas e Três Lagoas. De acordo com a gestora do projeto no Estado, a analista-técnica do Sebrae/MS, Roberta Marca, o intuito é apoiar os catadores com o foco em gestão, além de ajudá-los na melhoria nos contratos com os serviços públicos municipais de limpeza urbana.
“Atuamos com um público-alvo amplo, que vai desde cooperativas e associações até empresas parceiras e prefeituras que atuam na cadeia de resíduos sólidos. Já realizamos o mapeamento das cooperativas no Estado, aplicamos diagnósticos e iniciamos o atendimento com foco na qualificação documental, operacional e de gestão dessas organizações”, explicou Roberta.
Uma das cooperativas atendidas por meio da iniciativa é a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Amambai (Coopercicla). Para o presidente do grupo, Danilo Souza Silva, o acompanhamento feito pelo projeto já trouxe transformações expressivas. “O Pró-Catadores, através do Sebrae, está trazendo experiências incríveis, especialmente na parte documental. Atualizamos nossas documentações, recebemos consultorias específicas, desde estrutura e equipamentos até a gestão do estatuto da cooperativa. Muitas vezes achávamos que estávamos fazendo certo, mas descobrimos que havia muito a melhorar. O projeto está nos mostrando novos caminhos e nos ajudando a crescer como empreendedores sociais”, relatou.
Conhecimento e networking
Mais do que levar conhecimento para a melhor organização dos grupos e ampliação da geração de renda, o projeto também possibilita a troca de experiências entre os participantes. Uma das ações realizadas nesse contexto foi a participação dos catadores atendidos em Mato Grosso do Sul no “Seminário Técnico do Projeto Nacional Pró-Catadores”, que reuniu representantes de cooperativas de 17 Estados do país alcançados pela iniciativa. “O projeto é uma ação do Sebrae em âmbito nacional e a previsão é que sejam beneficiados mais de 6,7 mil catadores e 330 cooperativas”, declarou Joana Bona, coordenadora do Pró-Catadores no Sebrae Nacional.
Durante o seminário, realizado no dia 17 de junho, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF), foram abordados os desafios da gestão de resíduos sólidos e da reciclagem no país, além da apresentação de um panorama a respeito das organizações de catadores no Brasil, e o papel dos municípios e consórcio municipais no fortalecimento do setor. O encontro também possibilitou o networking entre os profissionais e o compartilhamento de boas práticas.
Dentre os participantes, estiveram presentes gestores públicos como a diretora do Departamento de Preservação, Licenciamento e Educação Ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio de Três Lagoas, Thaís Tamy Hirade. “Nossa participação reforçou a importância de fortalecer o diálogo entre os diversos atores da cadeia da reciclagem, escutando os catadores, reconhecendo seu papel essencial e buscando soluções conjuntas. O seminário possibilitou ampliar a perspectiva e fortalecer o compromisso com políticas públicas mais integradas, inclusivas e sustentáveis”, afirmou.
Conheça as cooperativas e associações atendidas pelo Pró-Catadores em MS:
- Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Amambai (Coopercicla)
- Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem de São Gabriel do Oeste (Cooperasgo)
- Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Alvorada do Sul (Coopernas)
- Cooperativa de Trabalho e Comercialização de Materiais Recicláveis do Município de Costa Rica (Coopercori)
- Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Alcinópolis (Coopercal)
- Cooperativa de Reciclagem Arara Azul de Três Lagoas (Corpazul)
- Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sete Quedas
- Associação Brasilandense de Agentes Ambientais de Brasilândia (Assobraa)
- Associação Cata Verde de Rio Verde de Mato Grosso
- Associação Nova Limpa de Nova Andradina
Mais informações sobre as ações promovidas pelo Sebrae/MS podem ser obtidas por meio do site ms.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800.