Com apoio do Sebrae/MS, iniciativa reuniu representantes dos 12 grupos presentes no Estado e promoveu o fortalecimento da governança regional
Nesse sábado (28), a Pantanal Tech, realizada em Aquidauana, foi palco para o Encontro Estadual de Ecossistemas de Inovação de Mato Grosso do Sul, que reuniu representantes dos 12 grupos presentes no Estado para um momento de trocas, conexões e construção de estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável das regiões. Com ampla programação, a iniciativa consolidou-se como um espaço para fortalecer a atuação conjunta dos participantes e tornar o Mato Grosso do Sul um ambiente mais favorável à inovação.
Dentre os atores que compõem os grupos, estão representantes do poder público, como o Governo do Estado e Prefeituras Municipais, iniciativa privada, como Sebrae/MS, e sociedade civil organizada, além de instituições de ensino e pesquisa como Universidades. Para o conselheiro do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, esse trabalho em conjunto é fundamental.
“A inovação está presente em diversos setores, alguns já consolidados, outros ainda em fase de estruturação, por isso a importância de um trabalho conjunto para reforçar essa atuação onde é necessário. Cabe a nós, dos órgãos públicos identificar essa necessidade, e, nesse processo, é fundamental integrar o conhecimento de instituições como o Sebrae, que contribuem para ampliar o alcance e o impacto das ações”, destacou Verruck.
Para o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, a articulação entre os diferentes agentes é essencial para transformar a inovação em ferramenta de desenvolvimento territorial. “O Ecossistema de Inovação é uma construção coletiva e contínua, que depende do engajamento de todos os atores locais. Esse encontro foi essencial para alinharmos estratégias e potencializarmos os resultados que a inovação pode gerar para o nosso Estado”, afirmou Senna.
Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, promover a integração entre os grupos é essencial para fortalecer a cultura da inovação no Estado. “Cada Ecossistema de Inovação foi mapeado com o apoio do Sebrae/MS e desenvolve ações específicas nos municípios em que estão localizados, então, o objetivo desse encontro é possibilitar a troca de experiências entre eles, para que aprendam uns com os outros e possam enxergar novas possibilidades de soluções. Queremos promover conexões e incentivar a criação de ideias que impulsionem o desenvolvimento”, concluiu Estanqueiro.
Com uma atuação articulada entre representantes de diversos setores da sociedade, os Ecossistemas de Inovação têm gerado impactos positivos nos territórios onde atuam. Para transformar os municípios em ambientes mais propícios ao desenvolvimento de novas soluções, esses grupos têm mobilizado o poder público na criação de políticas voltadas à inovação.
Em Aquidauana, esse movimento resultou na sanção da Lei nº 2.999/2025, que institui o Programa Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (PMCTI) e cria o Programa Municipal de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação. A nova legislação tem como objetivo fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico no município e foi sancionada pelo Executivo durante a realização da Pantanal Tech.
A elaboração da medida foi conduzida pelo INOVAQUI – Ecossistema de Inovação de Aquidauana, com o apoio do Sebrae, e representa um avanço concreto na institucionalização de políticas públicas voltadas à inovação na cidade. “Começamos nosso trabalho com o lançamento do ecossistema e, em doze meses, conseguimos desenvolver diversas ações voltadas à comunidade, envolvendo também pesquisadores da universidade. Foi um ano produtivo, com foco em articulação e construção coletiva, o que tem gerado resultados significativos para o território”, pontuou Tiago Calves, coordenador do INOVAQUI.
Cooperação para transformar os territórios
Para estimular o compartilhamento de experiências e levar conhecimento aos membros dos Ecossistemas de Inovação, o encontro trouxe uma ampla programação composta por painéis que abordaram temáticas como o cenário dos grupos em Mato Grosso do Sul e políticas municipais em prol da inovação. Além disso, dois cases de sucesso apresentaram ao público como soluções inovadoras podem gerar impacto nos territórios: a Pantabio, que atua com bioeconomia e soluções ambientais, e a Curie Biocosméticos, que aposta na sustentabilidade na cadeia da beleza.
Como os atores atuam de forma colaborativa para criar soluções que respondam aos desafios específicos de cada território, durante o encontro, representantes dos municípios puderam destacar as conquistas impulsionadas pela atuação em rede, evidenciando como a inovação, quando pensada coletivamente, gera impacto positivo nas comunidades.
O trabalho desenvolvido em Chapadão do Sul, por exemplo, foi apresentado por Maxsuel Andrade. “Estamos trabalhando fortemente na divulgação dos editais e na mobilização do Ecossistema. Temos cinco startups aprovadas no programa Inova Cerrado, e estamos acompanhando esses projetos para que saiam do papel e façam a diferença na comunidade. O recurso para inovação existe; o que falta, muitas vezes, é saber como acessá-lo — e encontros como este nos ajudam a enxergar novos caminhos”, pontuou.
Já a secretária municipal de Governo e Comunicação de Ponta Porã, Paula Campos, representante do Ecossistema do município, evidenciou a importância da governança e da gestão orientada por dados. “Atuamos em uma cidade marcada pela complexidade de uma fronteira seca. Nesse cenário, estamos implantando um novo modelo de governança e gestão, que permita inovar com planejamento, orientando a tomada de decisões com base em dados e evidências. Nosso foco é gerar resultados concretos e garantir a entrega de valor à população”, expôs.
Em Mato Grosso do Sul são 12 Ecossistemas de Inovação presentes em Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá/Ladário, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas, Aquidauana, Jardim e Paranaíba. Para mais informações sobre as ações de inovação apoiadas pelo Sebrae/MS, acesse ms.sebrae.com.br ou ligue para o número 0800 570 0800.