A obra deverá facilitar o transporte de insumos ao longo da Costa Leste de MS
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agesul, publicou no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (30) o edital de licitação para pavimentar 38,05 km da rodovia MS‑316, num investimento estimado em R$ 146,7 milhões em região de local onde será instalada a fábrica da Arauco.
A obra contempla tanto a pavimentação quanto a implantação de Obras de Arte Especiais, como pontes, viadutos e túneis. O trecho beneficiado começa na ponte sobre o Rio Indaiá Grande, na divisa entre Chapadão do Sul e Inocência, e segue até o início da área urbana de Inocência.
A expectativa é que a concorrência eletrônica tenha início em 17 de julho, às 8h30 (horário de MS).
IMPACTO PARA A ARAUCO E PROJETO SUCURIÚ

A ação atende diretamente à demanda da fábrica de celulose da empresa chilena Arauco, que está sendo instalada em Inocência sob o nome Projeto Sucuriú.
O complexo representa investimento de US$ 4,6 bilhões, prevê a produção de 3,5 milhões de toneladas de celulose branqueada por ano, com potencial para gerar até 14 mil empregos em fase de construção e cerca de 6 mil vagas permanentes após abertura.
Além da MS‑316, o governo também prevê melhorias na MS‑377, com a construção de um acesso direto à fábrica e a expansão para terceira faixa em alguns trechos.
RELEVÂNCIA
A licitação visa atender às crescentes necessidades de infraestrutura viária relacionadas ao agronegócio e à indústria de celulose, um dos maiores projetos de investimento privado no estado.
A obra deverá facilitar o transporte de insumos ao longo da Costa Leste de MS e reforçar a competitividade logística da região.