19.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho de 2025

Parceria entre Sebrae/MS e Embrapii impulsiona inovação tecnológica para pequenos negócios da bioeconomia

O objetivo é desenvolver produtos e serviços com alta qualidade e menor impacto ambiental

Inovação, sustentabilidade e desenvolvimento caminham lado a lado na parceria firmada entre o Sebrae/MS e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A iniciativa é viabilizada por meio da Agrotec, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), unidade Embrapii em Mato Grosso do Sul, e tem como foco apoiar micro e pequenas empresas da bioeconomia na criação de soluções tecnológicas que aumentem a qualidade, a competitividade e a sustentabilidade dos produtos e serviços oferecidos.

Por meio desse trabalho, o Sebrae/MS identifica empresas atendidas pela instituição com potencial inovador para conectá-las à Embrapii, como forma de ampliar o acesso à inovação. “A Embrapii é uma potência instalada dentro da Agrotec UFMS e a parceria com o Sebrae tem justamente esse propósito: aproximar toda essa estrutura tecnológica do pequeno negócio e ajudar esses empreendedores a inovarem. Boa parte dos projetos conta com até 70% de subsídio da Embrapii, e, dos 30% restantes, o Sebrae ainda pode apoiar com recursos adicionais. Nosso papel é ser a ponte entre o que existe nas instituições de ciência e tecnologia e o empreendedor que está no dia a dia, fazendo seu negócio acontecer”, destacou a gerente da Unidade de Competitividade e Inovação do Sebrae/MS, Isabella Montello.

Segundo a diretora da Unidade Embrapii e coordenadora de Gestão de Projetos da UFMS, Pamela Carolini Gonçalves, esse trabalho é fundamental para possibilitar a conexão entre mercado e academia. “Essa parceria com o Sebrae é essencial para que pequenas e médias empresas, que muitas vezes têm vontade de inovar mas não conseguem sozinhas, tenham acesso ao suporte necessário. A presença da Embrapii dentro da UFMS permite aproximar esses negócios da universidade, gerando uma troca valiosa: empresas têm acesso à estrutura e conhecimento, enquanto os alunos participam de projetos reais, se conectando ao mercado. É uma relação em que todos ganham”, destacou.

Negócios em expansão com inovação e tecnologia

A empreendedora Zoe Aparecida Fontes Pereira, da Flora Pantanal, já contava com o apoio do Sebrae por meio do programa Inova Pantanal — iniciativa voltada ao fomento de soluções em bioeconomia para o desenvolvimento sustentável do bioma. No entanto, identificou a necessidade de incorporar novas tecnologias ao seu negócio de mudas e torná-lo ainda mais sustentável. Foi assim que surgiu a Viveiro Ecovita, empresa criada com o propósito de produzir mudas de alta qualidade e com menor impacto ambiental.

“Trabalhamos há mais de dez anos com produção de mudas nativas e, recentemente, investimos em uma máquina que permite a produção de paper pots, uma alternativa sustentável aos tubetes plásticos. A partir do momento em que fomos encaminhados para a Embrapii, firmamos um contrato para desenvolver um substrato específico que potencialize a germinação e o crescimento das mudas. A expectativa é ter um produto de alta qualidade, mais competitivo e com menor impacto ambiental, contribuindo com a cadeia da restauração ecológica e com as metas de carbono zero”, destacou Zoe.

Para mais informações de ações realizadas por pequenos negócios apoiados pelo Sebrae/MS, entre em contato com a Central de Relacionamentos do Sebrae/MS pelo número 0800 570 0800, ou por meio do site ms.sebrae.com.br.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.