26.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho de 2025

Três Lagoas está entre os municípios que mais desenvolvem economicamente em MS

A Jucems registrou a abertura de 1.022 empresas no mês de junho, aumento de 15% em relação ao total apurado no mesmo mês do ano passado: 895

Três Lagoas segue sendo o lugar das oportunidades! A afirmação é comprovada em números, deixando o município no ranking das cidades que mais oferecem vagas de emprego e também a que mais registra aberturas de empresas em Mato Grosso do Sul.

Três Lagoas é pioneira quando o assunto é celulose. A cidade abriga duas fábricas, sendo a Suzano e a Eldorado. O município já sofria com a dificuldade de mão de obra qualificada, mas agora municípios vizinhos também estão passando pela mesma transformação econômica, fazendo diariamente oportunidades de trabalho sobrarem por falta de pessoal.

Durante o pico da construção de uma fábrica de celulose, é preciso, no mínimo, 10 mil trabalhadores. Por isso a população de Três Lagoas aumentou e muito nos últimos anos, já que muitas pessoas chegaram na cidade em busca de melhores condições de vida e assim, fazendo a economia girar.

TRANSFORMAÇÃO REGIONAL

Mas não foi só Três Lagoas que passou por essa transformação. Cidades vizinhas também estão recebendo megaempreendimentos. Recentemente, uma Suzano entrou em operação em Ribas do Rio Pardo. Uma Arauco está sendo construída em Inocência e a construção de uma Bracell já foi anunciada em Bataguassu, fazendo a região ficar conhecida como ‘O Vale da Celulose’.

SALTO DE 15%

A Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) registrou a abertura de 1.022 empresas no mês de junho, aumento de 15% em relação ao total apurado no mesmo mês do ano passado: 895. O saldo também é maior que o resultado de maio, quando foram abertas 1.003 novas empresas. No ano, a Jucems já emitiu 6.893 registros de firmas, número recorde para o semestre desde que se iniciou a contagem, em 2000.

O setor de Serviços continua detendo a maioria dos registros, com 774 novas empresas (75,73%), seguido do Comércio (212, ou 20,74%) e em terceiro vem a Indústria (36 novas empresas, perfazendo 3,52%). Os subsetores que mais se destacaram foram: Atividade Médica Ambulatorial Restrita a Consultas (37), Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo (32), Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial (24), Holdings de Instituições Não-Financeiras (24), Promoção de Vendas (21) e Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças (20).

Na distribuição regional, Três Lagoas está entre os municípios que mais registrou abertura de empresas. Campo Grande registrou a abertura de 436 firmas em junho, seguido de Dourados (106), Sonora (48), Três Lagoas (43), Ponta Porã (29), Chapadão do Sul (28), Naviraí (25), Inocência (24), Corumbá (18) e Maracaju (18), fechando os dez melhores posicionados do ranking.

DEMANDAS

Grande parte das aberturas das empresas são resultados da demanda que uma fábrica de celulose precisa ao ser instalada. Para receber milhares de novos moradores, é preciso ter novos hotéis, restaurantes, lanchonetes. Isso sem contar os serviços públicos que também aumentam, resultando em novas escolas, hospitais e unidades básicas de saúde. Imóveis também ficam mais valorizados, alguns chegando a  aumentar em 200% o valor após o anúncio de uma indústria bilionária.

Inocência mesmo, uma cidade que era pacata, com pouco mais de 8 mil habitantes está recendo mais do que o dobro de sua antiga população, já que para a construção da Arauco na cidade é preciso 12 mil trabalhadores. Para atender a demanda, empresas são abertas e moradores conseguem enxergar novas oportunidades de vida.

FATORES POSITIVOS

Um conjunto de fatores positivos foi apontado pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, para o crescente aumento no registro de empresas no Estado.

Três Lagoas está entre os municípios que mais desenvolvem economicamente em MS

“O primeiro e mais importante motivo que atrai empresas e fomenta os negócios é a vitalidade da economia. Estamos crescendo em todos os setores de atividades econômicas, o Governo do Estado investe mais de 15% da receita corrente líquida, temos uma legislação moderna de liberdade econômica que agiliza e destrava o processo de implantação de empresas. São fatores que favorecem o empreendedorismo e formam um ciclo sustentável para novos negócios”

Mão de obra ainda é o grande desafio para o setor de celulose em Mato Grosso do Sul. Devido a demanda, as empresas estão recrutando candidatos as vagas em outras cidades. A ‘menina dos olhos’ da economia do Estado e ‘rainha da exportação’ Três Lagoas é um dos municípios que mais se desenvolveu em Mato Grosso do Sul nos últimos anos e pelo visto não existem mais limites para o desenvolvimento na região que só cresce a cada dia mais. 

Assim como aconteceu em Três Lagoas com a chegada das gigantes da celulose Eldorado e Suzano, o mesmo desenvolvimento foi visto em Ribas do Rio Pardo e está acontecendo em Inocência. Todas as cidades consideradas pacatas estão cada vez mais desenvolvidas, fazendo o PIB de Mato Grosso do Sul ficar entre os melhores do Brasil, mas escassez de mão de obra especializada é um dos mais importantes desafios enfrentados hoje pelas indústrias de celulose.

Com o crescimento, vieram e continuam vindo as oportunidades de emprego. Hoje em dia só não trabalha quem não quer na região. Diariamente, vagas para trabalho são disponibilizadas para a população que deseja entrar no mercado de trabalho. 

Na contramão dos outros locais do Brasil, onde normalmente o desemprego toma conta. Em Três Lagoas a versão é outra, cidade que tem emprego de sobra é um ótimo lugar para quem deseja uma oportunidade.

TERCEIRA POSIÇÃO COM MELHOR DESEMPENHO

De acordo com o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), Três Lagoas ocupa a terceira posição dos municípios que apresentaram melhor desempenho em Mato Grosso do Sul. A melhor nota foi referente a Emprego e Renda, mostrando a importância das fábricas.

Ainda segundo o levantamento que avalia o desempenho de 5 mil municípios do Brasil, divulgados neste ano, mas que são referentes a 2023, Três Lagoas ocupa a 281ª. Criado em 2008 e atualizado neste ano com nova metodologia, o estudo é composto pelos indicadores de Emprego & Renda, Saúde e Educação e varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento socioeconômico. 

Através dessa pontuação, é possível avaliar o município de forma geral e específica em cada um dos indicadores. Tanto a avaliação geral quanto as análises dos indicadores são classificadas em quatro conceitos: entre 0 e 0,4 – desenvolvimento crítico / entre 0,4 e 0,6 – desenvolvimento baixo / entre 0,6 e 0,8 – desenvolvimento moderado / entre 0,8 e 1 – desenvolvimento alto. O estudo permite, ainda, avaliação absoluta por município e ano e comparações entre cidades e anos anteriores.

LÍDER DE EXPORTAÇÃO

Três Lagoas está entre os municípios que mais desenvolvem economicamente em MS

A nota de Três Lagoas foi considerada moderada-alta, com um geral de 0,7955 no quesito de desenvolvimento. Quando o assunto é exportação, a cidade é líder em Mato Grosso do Sul, mas o município também se destaca em outros setores.

Conforme o estudo, a nota de 0,9231 crava a ótima posição no quesito Emprego e Renda, o que mostra a importância das fábricas na cidade. Lembrando que os dados publicados neste ano, são referentes a 2023, podendo assim Três Lagoas apresentar melhoras nos números futuros, já que a região expandiu economicamente.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.