Apesar da disponibilidade da vacina contra a dengue nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Três Lagoas, desde fevereiro de 2024, a adesão à segunda dose do imunizante entre adolescentes de 10 a 14 anos está abaixo do ideal, informa a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Segundo dados da Central de Imunização da SMS, referente até nesta terça-feira, dia 08 de julho, 77,49% do público-alvo recebeu a primeira dose (D1) da vacina, nesses pouco mais de 2 anos do início da Campanha. No entanto, apenas 36,60% retornaram para completar o esquema vacinal com a segunda dose (D2) — o que representa uma queda de 52,76% na cobertura vacinal.
PORQUE É IMPORTANTE TOMAR A 2ª DOSE
A proteção completa só ocorre após a segunda dose, quando se conclui o esquema vacinal. A eficácia da vacina contra a dengue, após a segunda dose, é em torno de 80,2%. Já para as formas graves da doença e redução da hospitalização por dengue, a eficácia gira em torno de 90,4%. Quando o indivíduo recebe apenas uma dose essa proteção cai para menos da metade, ficando em torno de 40% para não contrair a doença e 45% para evitar internação por complicações pela dengue. Ou seja, a eficácia é consideravelmente reduzida com apenas uma dose, explicou a coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja.
O público-alvo da vacinação é composto por 9.600 adolescentes entre 10 e 14 anos. Desde o início da campanha, em fevereiro de 2024, foram aplicadas 7.439 primeiras doses e apenas 3.514 segundas doses.
A decisão de incluir essa faixa etária foi baseada em critérios técnicos, como recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de dados epidemiológicos locais que apontam esse grupo mais suscetíveis à doença.
De acordo com Humberta, três fatores principais podem explicar a baixa adesão do público alvo para esta vacina: “Trabalhamos com três fatores: Esquecimento – o intervalo de três meses entre as doses faz com que muitos pais ou responsáveis se esqueçam de retornar para completar o esquema vacinal; Falsa sensação de segurança – Com a chegada do inverno e a redução dos casos de dengue, muitas famílias acabam negligenciando a vacinação e Medo de possíveis reações adversas – Casos isolados de eventos adversos pós vacinais que ocorreram no país geraram receio em alguns responsáveis pelo adolescente, o que também contribui para a desistência ou postergação da segunda dose”.
Em relação a ampliação da faixa etária, a coordenadora esclarece que não há previsão para estender a idade do público apto a receber o imunizante, até o momento.
A VACINAÇÃO CONTINUA DISPONÍVEL
A SMS reforça que todas as USFs de Três Lagoas seguem oferecendo a vacina contra a dengue para pessoas de 10 a 14 anos de idade. A população é orientada a comparecer com o cartão de vacinação e documento de identidade do adolescente para completar o esquema vacinal.