23.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 17 de julho de 2025

Realizadores e parceiros do Ação Cidadania #TodosPorElas fazem reunião de alinhamento

Representantes de realizadores e parceiros do Ação Cidadania #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio conheceram, nesta terça-feira (15/07), os detalhes do evento que acontece no próximo sábado (19/07), no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, em Campo Grande.

A reunião ocorreu na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e contou com a presença de diversas autoridades e representantes de organizações sociais.

Vanessa Farias, analista técnica do Sistema Fiems e responsável pela coordenação do evento, apresentou aos participantes da reunião o mapa dos estandes e adiantou detalhes sobre o projeto.

“Essa edição da Ação Ccidadania é especial porque estamos juntando forças entre a iniciativa privada e o poder público para levar à população uma conscientização pelo fim da violência e do feminicídio, e principalmente para mostrar a essas mulheres que elas têm uma rede de apoio para atendê-las”, afirmou.

A desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS, disse que a ação nasceu do desejo de transformar a campanha Todos por Elas em uma prática concreta, descentralizada e capaz de alcançar a população mais vulnerável.

“Não é um evento, é um modelo, uma política pública, uma rede estratégica para salvar vidas e devolver dignidade a quem mais precisa. Queremos levar a Ação para além do centro e chegar aos bairros”, destacou a magistrada durante a reunião.

Com início às 8 horas e término às 17 horas, a iniciativa reunirá mais de 90 instituições públicas e privadas, oferecendo gratuitamente mais de 300 serviços em áreas como saúde, assistência social, educação, cultura, lazer, habitação, capacitação profissional e acesso à justiça. O foco é atender especialmente as mulheres em situação de violência, prevenindo o feminicídio e rompendo o ciclo da violência doméstica.

A primeira-dama Mônica Riedel também reforçou o compromisso de replicar a iniciativa para outros bairros da Capital e, futuramente, para outros municípios do Estado.

“O combate à violência contra a mulher é feito transversalmente, então este evento é um passo dado em direção à dignidade das pessoas. A luta é para que as mulheres possam romper o ciclo de violência e achar um caminho seguro para seguir a própria vida”, afirmou.

A Ação Cidadania #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio é promovida pelo Sistema Fiems, TV Morena, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com o apoio de dezenas de instituições e lideranças comunitárias. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.