23.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 29 de julho de 2025

Três Lagoas sedia capacitação da 2ª Região da Caravana da Castração do Governo de MS

O município de Três Lagoas foi escolhido para sediar a primeira reunião (Kickoff) de capacitação da 2ª região da Caravana da Castração, ação inédita promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal (SUPROVA), vinculada à SETESC.

A capacitação acontece no dia 30 de julho, quarta-feira, a partir das 8h, na Câmara Municipal de Três Lagoas, localizada à Rua Manoel Pedro Campos, 71 e é voltada aos pontos focais dos 13 municípios que receberão a Caravana nesta etapa, com o objetivo de garantir a organização, segurança e eficiência do atendimento à população e aos animais.

Durante o encontro, serão realizadas oficinas práticas e apresentações técnicas, abordando desde o fluxo logístico da ação até a mobilização popular, comunicação institucional e uso da ferramenta SIGPET, responsável pelo cadastro e agendamento dos procedimentos de castração.

Além disso, será apresentado o calendário de conscientização, com foco na educação sobre guarda responsável, maus-tratos e o papel do poder público na proteção da vida animal.

Municípios contemplados na 2ª Região da Caravana da Castração:

  • Três Lagoas
  • Brasilândia
  • Chapadão do Sul
  • Bataguassu
  • Batayporã
  • Selvíria
  • Novo Horizonte do Sul
  • Cassilândia
  • Inocência (primeira cidade a ser atendida nesta etapa)
  • Nova Andradina
  • Anaurilândia
  • Santa Rita do Pardo
  • Paranaíba

A Caravana iniciará por Inocência e seguirá pelas demais cidades da lista, levando atendimento gratuito, castrações seguras, microchipagem e ações educativas à população.

A Caravana da Castração é uma política pública que alia saúde única, bem-estar animal e cuidado com a população, e tem como meta castrar 20 mil animais em 45 municípios do MS.

Carlos Eduardo Rodrigues dos Santos, superintendente de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal (SUPROVA), destaca a importância do momento: “Esse momento é mais do que uma capacitação técnica — é a construção coletiva de uma política pública que salva vidas. A Caravana da Castração representa cuidado com os animais, saúde pública e respeito às comunidades. Nossa missão é garantir que esse serviço chegue com qualidade e responsabilidade a cada canto do nosso estado.”

Prestes a encerrar a primeira região, a ação está caminhando para alcançar a meta de 5 mil animais castrados, graças ao trabalho excepcional dos pontos focais na logística, mobilização, cadastro e organização. Essa primeira capacitação, conforme a organização, é essencial para manter um padrão de sucesso e qualidade no atendimento ao usuário final.

O Kickoff será realizado em todas as regiões do estado, justamente para assegurar a qualidade do serviço, a organização da logística e o compromisso com o bem-estar animal em cada município atendido.

Maria Fernanda de Lima Ribeiro Marques Dias, diretora do Departamento de Meio Ambiente de Três Lagoas, também destacou a importância da capacitação: “Esse momento de preparo técnico é essencial para garantir um atendimento ético, eficiente e organizado à população e aos animais. Ao capacitarmos as equipes, padronizamos os procedimentos e fortalecemos o compromisso coletivo com o bem-estar animal e a saúde pública. Agradeço à SUPROVA pelo suporte técnico e parceria — juntos estamos construindo políticas públicas sólidas, com amor e responsabilidade por aqueles que não têm voz.”

Este modelo de capacitação será realizado em todas as regiões por onde a Caravana da Castração irá passar, com o objetivo de assegurar organização, eficiência, acolhimento e qualidade em cada município contemplado.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.