Audiência Pública do poder executivo foi realizada no plenário da Câmara e contou com a presença de vereadores
Por Pollyanna Eloy com informações da Assessoria
Em um momento marcante para o futuro de Três Lagoas, a população atendeu ao chamado da Prefeitura e compareceu em peso à Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor, realizada na noite desta terça-feira (29), realizada no plenário da Câmara Municipal.
Mesmo em recesso parlamentar, os vereadores também acompanharam a apresentação do projeto. Além do presidente da Câmara, Vereador Tonhão, que compôs a mesa de honras, estavam presentes os vereadores Daniel da Farmácia, Davis Martinelli, Fernando Jurado, Marco Silva, Mário Grespan, Professor Pedrinho Junior, Professora Maria Diogo, Robson do Alinhamento, Sargento Rodrigues e Sirlene dos Santos.

A mesa foi composta pelo secretário de Governo, André Luiz Bacalá Ribeiro, representando o prefeito Doutor Cassiano Maia; a diretora de Planejamento Urbano e Controle Urbanístico, Cristiane Rocha Duarte; a secretária de Finanças, Receita e Controle, Soyla Carla Alves Garcia; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Antônio Gomes Junior.

O encontro, promovido com o objetivo de ouvir a comunidade e ajustar o planejamento urbano da cidade, reforçou a importância da participação popular na construção de uma Três Lagoas cada vez mais moderna, organizada e acolhedora.
DEBATE DE FORMA TRANSPARENTE
Tonhão deu as boas-vindas e abriu a audiência, reforçando que esse é um passo extremamente importante e que, mais uma vez, a Câmara é protagonista.

André Bacalá relatou que o plano já havia sido aberto anteriormente aos vereadores para debate, e agora tinha chegado a hora de debater também com a população, de forma aberta e transparente.
“Acho que estamos no caminho certo. E quem vai dar a palavra final, são os vereadores”, declarou.

APRESENTAÇÃO DO PLANO DIRETOR
“Não é uma noite de aprovação, mas de sugestões e debates”, enfatizou a diretora de Planejamento Urbano e Controle Urbanístico, Cristiane ao iniciar a apresentação do plano e os principais pontos que foram pensados na sua criação:

- promover moradias próximas de comércios e serviços;
- otimizar deslocamentos;
- priorizar a ocupação dos bairros;
- valorizar o patrimônio histórico;
- planejar bons espaços públicos;
- definir instrumentos para financiar o desenvolvimento;
- e preservar o patrimônio ambiental.
Cristiane relatou o passo-a-passo para chegar no resultado final, mostrando algumas demandas que surgiram 2023 e que foram usadas como base:

“Acho que conseguimos contemplar na revisão do plano, tudo isso que foi apontado”, comemorou. Por fim, apresentou a lei e o novo mapa de zoneamento:

ESPAÇO ABERTO À SUGESTÕES DO PÚBLICO
Após a apresentação, foi aberto espaço para apresentação de dúvidas. Na sequência, a equipe do executivo recebeu sugestões para a Revisão do Plano Diretor do Município.
Para democratizar ainda mais e ampliar o debate, Bacalá anunciou que as sugestões poderiam ser entregues até sexta-feira (01/08), dando mais tempo para a população estudar a proposta e participar desse grande passo. Quem tiver interesse, pode enviar as sugestões para o e-mail: [email protected] ou, presencialmente, na av. Rosário Congro, nº285 (ao lado da Montreal).

PLANO DIRETOR
O Plano Diretor consiste em abranger todos os aspectos municipais, desde: transporte, lazer, mobilidade, ocupação de solo e outros.
Três Lagoas é localizada numa região privilegiada e com evolução urbana acelerada. Essa situação gera alguns problemas ocasionando vazios urbanos, que é negativo para o Município, porque desta maneira, não há crescimento planejado. Portanto, é necessário na criação do Plano, o que é chamado de macrozonas da área urbana, para definir a expansão e assim a otimização da infraestrutura, observando as condicionantes como o traçado do Contorno Rodoviário, o que já é previsto a sua construção, o Ferroanel já existente e a Costa Fluvial.
Além disso, é necessário planejamento para criação de mais ciclovias no Município, de maneira que seja possível integrá-las as praças e áreas de recreio, criando um circuito verde, aliando essa opção de tráfego ao transporte urbano com a implantação de mais linhas. Três Lagoas possui muitas praças, mas que precisam de muito investimento para torná-las funcionais ao uso público. Pensando nisso, é proposto a criação do circuito verde em que inclusive a população pode optar em fazer parte de sua rota de bicicleta, outra a pé e de ônibus. Para isso é necessário ter locais onde seja possível deixarem essas bicicletas em segurança até o horário de retorno e que sejam áreas de sombra agradáveis para o trajeto.
Mais informações sobre o Plano Diretor você confere no site da Prefeitura.








