Dando início à agenda da campanha “Agosto Lilás”, a abertura aconteceu nesta segunda-feira, 4 de agosto, na Unidade de Saúde da Família (USF) – Maristela, com o projeto Conhecer para Combater. Com o objetivo conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
A iniciativa é coordenada pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência “Halley Coimbra Junqueira” (CRAM), vinculado ao Departamento de Proteção Social Especial da SMAS. Somente de janeiro a junho de 2025, o serviço atendeu 336 mulheres em situação de violência, demonstrando a relevância das ações voltadas à proteção e ao acolhimento.
A rede de atendimento em Três Lagoas atua de forma integrada com o CRAM, a SMAS, a Coordenadoria da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Delegacia da Mulher, o Programa Mulher Segura (Promuse) da Polícia Militar, a Defensoria Pública, o Ministério Público, o Poder Judiciário, além das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação e Cultura (Semec).
Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelos canais oficiais, como o Disque 180 e a Delegacia da Mulher.
Agosto Lilás 2025: Viver sem violência é um direito. Vire esse jogo: denuncie.