Reconhecimento é concedido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e reforça compromisso com a sustentabilidade
A Arauco recebeu nesta quarta-feira (06/08) o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, concedido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é destinado a organizações que atingem o mais alto nível de transparência e excelência na elaboração do seu inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
O reconhecimento também incentiva a promoção da cultura corporativa de inventário de emissões de gases de efeito estufa no país, com o objetivo de garantir padrões internacionais de qualidade na contabilização e publicação dos inventários no Registro Público de Emissões.
Além do comprometimento com a agenda climática, a Arauco atua com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e com o planeta. Desde 2018, comprova neutralidade através da captura e retenção de CO₂ de seus produtos florestais e mantém compromisso público com a descarbonização de mais de 1,5MM tCO2e até 2030.
Com mais de 50 anos de história e 23 anos presente no Brasil, divulga periodicamente os resultados de sua atuação nos negócios de florestas, celulose, madeira e energia em seu Relatório Integrado, disponível online.
Sobre a Arauco Brasil
No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 4,5 mil colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.
As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência.
Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Foi a primeira companhia florestal do mundo a receber a certificação Carbono Neutro, em 2020, emitida pela
Delloite e auditada pela Price Waterhouse. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.