Mesmo contando com participantes do mundo todo, a língua falada por aqui foi uma só: a tecnologia
Chegou o último dia da Show Florestal, a maior feira do eucalipto do mundo. Nos últimos dias, Três Lagoas ficou no ‘radar’ do mundo. O evento reuniu autoridades e tecnologia vinda de todos os lugares do planeta e só no primeiro dia de evento movimentou a economia da cidade.
A Show Florestal 2025 começou no último dia 19 e termina nesta quinta-feira, dia 21 de agosto. Foram três dias de aprendizado e aprimoramento de tudo que existe de mais tecnológico para o setor de eucalipto.
Três Lagoas segue ‘bombando’ nos dias de evento. Os hotéis, restaurantes e o aeroporto estão lotados. Pessoas do mundo todo se encontram aqui. Conhecida mundialmente como a Capital da Celulose, as fábricas, secretários, prefeito, vereadores e outras autoridades não ficaram de fora desse megaevento.
CONGRESSO

Uma dessas personalidades é o presidente da Reflore, Junior Ramires. A Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas reúne importantes empresas da cadeia produtiva e recentemente realizou um congresso em Três Lagoas.
O evento realizado pela Reflore aconteceu no último dia 18 de agosto de 2025 e foi a sua sétima edição do Congresso Florestal–MS, no Auditório José Paulo Rimoli, em Três Lagoas. Integrado à grade oficial do Show Florestal 2025, o encontro reuniu executivos, pesquisadores e autoridades para mapear caminhos de crescimento e sustentabilidade da cadeia florestal sul-mato-grossense.
UM DIA DE DEBATES

Ao longo de um dia inteiro de debates, especialistas apresentaram um overview do setor florestal em Mato Grosso do Sul, analisaram o papel de Três Lagoas no chamado Vale da Celulose e discutiram os desafios das políticas públicas nas cidades âncoras. Teve ainda painéis sobre eficiência produtiva, precificação do carbono e uma palestra magna com convidado de relevância nacional, reforçando o caráter estratégico do evento.
O 7º Congresso Florestal MS foi promovido pela Reflore/MS, organizado pelo Grupo Malinovski e tem apoio master do Sebrae e patrocínio master de Eco Brasil Bioenergia, Eldorado Brasil e Sistema FIEMS/SESI/SENAI.
Com a Casa lotada, o presidente da Reflore diz que não ficou com a quantidade de pessoas interessadas no assunto. Segundo ele, a cada ano, aumenta o número do público, reforçando a força do setor em Mato Grosso do Sul.
“Assim como o setor florestal está crescendo, também vimos o aumento das pessoas nos eventos da Reflore. O público vem acompanhando e ficamos felizes com os resultados. É um trabalho realizado há mais de 20 anos então estamos sendo coroados”, disse.
MAIS INVESTIMENTOS
Após quase duas décadas da instalação da primeira fábrica de celulose em Mato Grosso do Sul, agora, o Estado já tem a sexta indústria anunciada no setor. Praticamente todos os empreendimentos estão localizados na região de Três Lagoas, o que acaba deixando a cidade como protagonista mundial no assunto.
“Eu não esperava um tamanho tão positivo de Mato Grosso do Sul no setor da celulose. Em parceria com o Governo do Estado, em 2008, a Reflore fez um estudo e a gente pensava em 1 milhão de hectares de área plantada em 2030 e em 2025 estamos chegando a 2 milhões. O crescimento foi muito além de qualquer plano que tínhamos”.
Júnior acredita que a união entre os poderes ajudou o Mato Grosso do Sul a se tornar a potência econômica que é hoje em dia, principalmente no setor da celulose e sucessivamente em floresta plantada.

AVANÇO DO SETOR
“Já participei de eventos fora do Brasil, algumas muito famosas, sendo uma na Finlândia e outra no Canadá, mas as nossas não deixam nada a desejar. Isso estou dizendo em parâmetro mundial. Quem quiser ver o que está acontecendo no mundo florestal, participe das feiras, pois elas apresentam tecnologia e avanços que estão sendo usados no planeta. A sivicultura brasileira é a melhor do mundo. Produzimos as melhores florestas, com a melhores tecnologias. O Show Florestal está mostrando isso e todos que estão vindo estão percebendo. O planeta está de olho em Três Lagoas”, ressaltou o presidente da Reflore ao Perfil News.
Durante os dias de evento, representantes de empresas do setor florestal tiveram uma ótima oportunidade para ampliar redes de relacionamento e fechar novos negócios durante na Show Florestal que contou empresas do Canadá, Finlândia, Japão, e vários outros países.
Rodadas de conversas, palestras e muita tecnologia foram as línguas faladas Três Lagoas nos últimos dias, consolidando a Costa Leste de Mato Grosso do Sul como a maior potência do setor da celulose e da sivicultura do mundo.