Além de Mato Grosso do Sul, o seminário terá representantes de outros nove estados
Mato Grosso do Sul vai participar do debate sobre segurança da fronteira promovido pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República). O evento, que será realizado na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (Paraná), acontece amanhã (dia 27) e quinta-feira. A programação inclui a “rota caipira”, que passa pelo Estado para levar droga ao interior de São Paulo.
“É importante discutir o combate aos crimes transfronteiriços e às organizações criminosas que atuam neles. E também o reflexo dessa repressão no sistema penitenciário”, afirma o titular da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira.
Além de Mato Grosso do Sul, o seminário terá representantes de outros nove estados.
O II Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras no arco Sul-Sudeste vai discutir ilícitos na região da Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, principalmente o tráfico de drogas. O objetivo é elaborar uma estratégia nacional de fronteiras.
O ministro do GSI, Marcos Amaro, abrirá o evento. Em seguida, o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, fará palestra sobre os desafios no aprimoramento da proteção integrada das fronteiras. Estão confirmadas ainda as presenças dos ministros da Defesa, José Múcio Monteiro, e da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
Fonte: Campo Grande News (por Aline dos Santos)