Seleção prioriza áreas carentes de médicos e regiões mais vulneráveis
O Ministério da Saúde anunciou a seleção de 501 médicos especialistas que irão atuar em 212 municípios de todos os estados e do Distrito Federal, por meio do programa Agora Tem Especialistas. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população a especialidades médicas em regiões onde há déficit desses profissionais. Os atendimentos terão início a partir de setembro.
Na Região Centro-Oeste, foram selecionados 24 especialistas. Goiás receberá 18 médicos; Mato Grosso, três; Distrito Federal, dois; e Mato Grosso do Sul, um. Em todo o país, a prioridade é atender locais com maior vulnerabilidade, reduzindo a necessidade de deslocamento da população para grandes centros urbanos.
Do total de profissionais selecionados, 67% vão atuar em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia, reforçando a assistência em áreas estratégicas da rede pública. Destes, 25,7% trabalharão em regiões classificadas como de alta ou muito alta vulnerabilidade; 20% na Amazônia Legal; e 9% em áreas de fronteira.
Esta é a primeira chamada do edital inédito do programa Agora Tem Especialistas, que pela primeira vez seleciona médicos já formados em especialidades para atuação no SUS (Sistema Único de Saúde). Com média de 12 anos de experiência profissional, os médicos selecionados vão reforçar o atendimento em 258 hospitais, policlínicas, centros de apoio diagnóstico e outras unidades de saúde em todas as regiões do país.
“Com essa iniciativa, o Ministério da Saúde garante que mais brasileiros tenham acesso a médicos especialistas, em especial em locais onde há maior dificuldade de fixação desses profissionais. É mais um passo no fortalecimento do SUS, levando atendimento de qualidade para perto de quem mais precisa”, destacou a pasta.
Fonte: Campo Grande News (por Kamila Alcântara)