A suspensão da Azul, inicialmente apresentada como temporária, tornou-se definitiva em agosto em Três Lagoas
Por: Nathalia Santos
Mesmo sendo um dos maiores polos industriais do Centro-Oeste atualmente, Três Lagoas está sem voos comerciais regulares desde março deste ano, quando a Azul Linhas Aéreas suspendeu a única rota que ligava o município a Campinas (SP).
A cidade, que abriga gigantes como Suzano, Eldorado, Arauco e Sylvamo (ex-International Paper), hoje depende de aeroportos distantes para deslocamentos aéreos: Campo Grande (320 km), São José do Rio Preto (300 km), Presidente Prudente (240 km) e Araçatuba (120 km).

A suspensão da Azul, inicialmente apresentada como temporária, tornou-se definitiva em agosto, quando a companhia anunciou o encerramento das operações em 14 cidades brasileiras, incluindo Três Lagoas.
IMPACTOS E TENTATIVAS DE RETOMADA

A ausência de voos comerciais tem gerado transtornos para empresários e trabalhadores. No mês passado, durante o Show Florestal, evento internacional que reuniu expositores de dez países e de vários estados em Três Lagoas, o aeroporto local recebeu intensa movimentação de aeronaves particulares, mas as reclamações pela falta de voos regulares voltaram a se repetir.
A Prefeitura e o Governo do Estado vêm tentando reverter o cenário. Em abril, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcos Gomes Júnior, e o diretor da pasta, Renan Baptista, estiveram em São Paulo para uma reunião com a Gol Linhas Aéreas. O encontro contou ainda com representantes da Agesul e do Governo de Mato Grosso do Sul.
Na ocasião, foi apresentada uma proposta para que a Gol passe a operar voos em Três Lagoas.
“Conseguimos mostrar o potencial da cidade e a proposta construída junto ao Governo do Estado. Agora, estamos aguardando uma resposta da companhia, que avaliará internamente as condições para a possível implantação”, afirmou Gomes Júnior.
A Latam, por sua vez, prometeu realizar um estudo de viabilidade, mas ainda não anunciou prazos ou compromissos.
DOURADOS RETOMA VOOS
Enquanto Três Lagoas permanece desconectada, Dourados, segunda maior cidade do estado, voltou a contar com voos regulares nesta segunda-feira (8 de setembro). A Latam inaugurou a rota Guarulhos (SP) a Dourados, operada em aeronaves Airbus A319 com capacidade para 140 passageiros.
Os voos são realizados três vezes por semana (segundas, quintas e sextas-feiras). O trecho inaugural registrou 90% de ocupação, reforçando a demanda reprimida da região.
Com a nova rota, a Latam atinge a marca histórica de 58 destinos atendidos no Brasil em 2025.
Para o governador Eduardo Riedel (PP), a retomada simboliza o fortalecimento da conectividade regional. Já a Prefeitura de Dourados destacou os investimentos realizados para adequar o aeroporto às exigências da Anac, Decea e Infraero.
DESIGUALDADE NA MALHA AÉREA
A comparação entre as duas cidades mostra um contraste: enquanto Dourados celebra a volta dos voos regulares, Três Lagoas, terceira maior cidade do Mato Grosso do Sul, segue à espera de soluções para recuperar sua conexão aérea.
Com forte peso econômico e industrial, especialistas apontam que a falta de voos comerciais representa um gargalo logístico para o município.
Até que a Gol ou a Latam confirmem operações, empresários e trabalhadores seguirão enfrentando longas viagens terrestres até aeroportos de cidades vizinhas.