A primeira edição do Suzano de Portas Abertas em Ribas do Rio Pardo ocorre no dia 20 de setembro; as pessoas interessadas podem se inscrever presencialmente até o dia 16 na Casa do Trabalhador do município
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, abriu as inscrições para moradores e moradoras da cidade que desejam conhecer as operações florestais e industriais da Unidade Ribas do Rio Pardo. As pessoas interessadas devem se inscrever presencialmente até a próxima terça-feira (16/09), na Secretaria de Empreendedorismo, na Casa do Trabalhador, localizada na Rua Cornélia Anconi Bunazar, número 1638, bairro Vista Alegre. Com a iniciativa, chamada de Programa Suzano de Portas Abertas, a empresa visa estreitar ainda mais o relacionamento com a comunidade local.
Ao todo, serão oferecidas 176 vagas para conhecer por dentro a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, bem como o Viveiro de Mudas da companhia, que fica ao lado da fábrica. Todas as pessoas interessadas acima de 18 anos podem se inscrever para participar, e adolescentes a partir de 14 anos acompanhados(as) por um(a) responsável. A confirmação da vaga ocorrerá conforme a ordem de inscrição, e as inscrições serão validadas pela organização.


“A Suzano acredita que a transformação vivida por Ribas do Rio Pardo só faz sentido quando é compartilhada com quem faz parte desta história. Durante a construção, recebemos a comunidade nas obras e, agora, temos a alegria de abrir as portas para que vejam a fábrica pronta. Esse é um momento de orgulho: queremos que moradoras e moradores se reconheçam nessa conquista, já que acompanharam cada etapa como parceiros. O Programa Suzano de Portas Abertas foi criado justamente para fortalecer esse pertencimento e aproximar ainda mais a comunidade das nossas operações”, afirma Anderson Polarini, gerente de Comunicação e Marca da Suzano em Mato Grosso do Sul.
A primeira edição do Suzano de Portas Abertas em Ribas do Rio Pardo será realizada no dia 20 de setembro (sábado). As pessoas cujas inscrições forem validadas devem comparecer à Praça Parque Dos Ipês, na Avenida das Bandeiras, às 08h30, ponto de encontro escolhido para transporte até as operações da empresa. O roteiro inclui um tour pelo Viveiro de Mudas e uma volta por todo o perímetro da fábrica, visualizando as etapas do processo de produção de celulose. A duração estimada é de aproximadamente uma hora, com divisão dos grupos de acordo com a quantidade de ônibus disponíveis.
Unidade Ribas do Rio Pardo
Maior investimento da companhia em seus 101 anos de história, a unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo foi inaugurada em 21 de julho de 2024 e contou com R$ 22,2 bilhões aplicados na construção da fábrica, na base florestal e na estrutura logística. Com capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, a unidade é considerada a maior fábrica de celulose em linha única do mundo.
Em menos de um ano de operação, a unidade alcançou marcos históricos, como o primeiro milhão de toneladas em menos de seis meses e, em 7 de junho de 2025, atingiu a marca de 2 milhões de toneladas produzidas. O empreendimento elevou a capacidade instalada da Suzano para 13,4 milhões de toneladas anuais e conta com cerca de 3 mil colaboradores diretos, entre próprios e terceiros, reforçando seu papel estratégico para o mercado global e para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.