Tema voltou a ser discutido após Dourados retomar voos comerciais nesta semana
Após meses sem voos comerciais, Três Lagoas segue mobilizada para restabelecer a conectividade aérea. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, Marco Antônio Júnior, revelou em entrevista ao Perfil News que as negociações com companhias como Gol, Latam e Azul estão em andamento, e que há interesse concreto da Gol em operar no município.

Segundo ele, a suspensão dos voos da Azul, que ligavam Três Lagoas a Campinas (SP), pegou a administração municipal de surpresa no início do ano.
“Em janeiro, a Azul solicitava ampliação da operação em Três Lagoas. Mas em fevereiro fomos surpreendidos com o encerramento, não só aqui, mas em várias cidades, devido à falta de licenciamento para aeronaves ATR”
“O governador Eduardo Riedel já autorizou a reforma da pista e o processo de licenciamento ambiental está em andamento no Imasul. Com isso, o projeto segue para licitação e as obras podem começar”
GOL PEDE ADEQUAÇÕES NO AEROPORTO
O secretário destacou que a Gol demonstrou disposição em operar voos no município, mas apresentou um ofício com exigências técnicas para viabilizar a operação.
Entre elas, está a transformação do aeroporto local em IFR (Instrument Flight Rules), que permite operações por instrumentos, exigência necessária para aeronaves a jato com capacidade acima de 140 passageiros.

Hoje, o aeroporto opera apenas em condições visuais. Obstáculos no entorno, como prédios e torres, reduzem a extensão efetiva da pista, que possui 2 mil metros. Com a adequação para IFR, a pista poderá ser utilizada em sua totalidade.
Além disso, será necessário aumentar o PCN (capacidade de suporte do pavimento), que hoje é 28, para pelo menos 42, a fim de receber aeronaves maiores.

AZUL E LATAM TAMBÉM EM NEGOCIAÇÃO
Embora a Azul tenha deixado de operar em Três Lagoas, a companhia continua em diálogo com a prefeitura.
Segundo o secretário, a rota para Campinas mantinha cerca de 80% de ocupação e não era deficitária, mas a empresa priorizou aeroportos com índices próximos a 95%.
A Latam, por sua vez, também participou das conversas, mas ainda não formalizou proposta para operar na cidade.
POLO INDUSTRIAL DEPENDE DA AVIAÇÃO
O secretário lembrou que a ausência de voos tem causado transtornos não apenas para moradores, mas também para investidores e grandes empresas instaladas em Três Lagoas, como Suzano, Eldorado e International Paper.
Durante o Show Florestal, realizado recentemente, o aeroporto recebeu 55 aeronaves em apenas quatro dias, o dobro da média semanal, evidenciando a demanda reprimida.
PERSPECTIVA DE VOOS REGIONAIS
Paralelamente, o governo do Estado negocia com a Amaro Linhas Aéreas, especializada em voos regionais com aeronaves de nove lugares, para criar conexões entre cidades do interior e Campo Grande. Três Lagoas está entre os municípios contemplados na proposta.
“O interesse das companhias existe. O que falta agora é adequar o aeroporto às exigências técnicas. Estamos trabalhando junto ao governo do Estado para que Três Lagoas volte a contar com voos regulares e atenda à altura do que representa para o Mato Grosso do Sul”, reforçou o secretário.