Sebrae/MS e Fecomércio/MS divulgam pesquisa de intenção de consumo para a data comemorativa
O Dia das Crianças deve injetar R$ 352,37 milhões na economia de Mato Grosso do Sul em 2025, com gasto médio de R$ 328,26. É o que mostra o levantamento do Sebrae/MS e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio/MS, que aponta também mudanças no comportamento de consumo para a data.
Apesar da movimentação expressiva, o valor é 6% menor que o registrado no ano passado. Ainda assim, a pesquisa revela um dado animador: mais consumidores pretendem presentear neste ano. “O número de pessoas dispostas a presentear é maior 74%, ante os 68,74% registrados ano passado. Além disso, o valor gasto com presentes será maior: R$ 206,61 (ante R$ 203,44 registrados em 2024), enquanto os gastos com as comemorações serão mais modestas”, observa a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
O analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, destaca ainda que a grande maioria pretende comprar presencialmente (72%). Os centros dos bairros (61%) e o comércio de ruas (21%) terão um papel essencial nessa movimentação. “A decisão muitas vezes vem da própria criança. Criar ambientes lúdicos e acolhedores pode ser um diferencial. Treinar a equipe, destacar a qualidade do produto e investir em um atendimento diferenciado são estratégias simples, mas poderosas. E não é só o varejo que ganha: espaços de lazer, padarias e restaurantes também podem se beneficiar, por exemplo, ao oferecer cardápios infantis criativos”, destaca.
Maciel acrescenta que ambientes temáticos e atividades extras, como pintura facial, balões e personagens infantis, ajudam a encantar. “O que faz a diferença é entender que a data é movida pelo afeto. Quando o empresário transforma esse afeto em experiência positiva, ele conquista não apenas uma venda, mas clientes para toda a vida”, completa.
A pesquisa aponta que os filhos (51%) e netos (8%) aparecem como os principais focos para o recebimento dos presentes. A maioria dos consumidores pretende pagar à vista (59%), e outra valorizará o bom atendimento (36%). Tradicionalmente, os brinquedos lideram a lista de compras, com 48% das intenções, seguidos por roupas (31%), calçados (19%) e eletrônicos (11%).
Já entre os que não vão comprar presentes, 31% justificam que não têm filhos, netos ou sobrinhos, enquanto 29% afirmam não ter crianças pequenas na família. A falta de dinheiro aparece como motivo para 7% dos entrevistados.
As comemorações devem movimentar R$ 123,81 milhões, com gasto médio de R$ 121,65. Do total de entrevistados, 69% disseram que irão celebrar a data. A principal forma de comemoração será em família, com 32% planejando preparar uma refeição em casa. Outros 14% pretendem fazer passeios, percentual próximo dos que informaram que devem ir a uma lanchonete, restaurante ou sorveteria com as crianças.
A pesquisa foi realizada entre 23 de agosto e 2 de setembro nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. Ao todo, foram ouvidas 1.982 pessoas, com margem de confiança de 95%.