A campanha “Nutrição que acolhe” recebeu doação de leite durante todo o mês de setembro na Câmara e nas escolas dos jovens vereadores
Encerrando a campanha “Nutrição que acolhe”, os jovens vereadores realizaram na noite desta terça-feira (30), durante a 4ª sessão do programa Parlamento Jovem, a contagem dos litros de leite arrecadados. Foram mais de 1000 litros no total que serão doados para os idosos do asilo, celebrando do Dia do Idoso (1º de outubro). Estavam presentes na sessão dos jovens, o vereador Tonhão, presidente da Câmara, e a vereadora Sirlene.
Na pauta do dia, os jovens vereadores apreciaram e aprovaram os requerimentos, com pedidos de entrega de Moções de Congratulação. Também analisaram e encaminharam o Projeto de Lei nº08, de 23 de setembro de 2025, que “dispõe sobre a instituição do programa Amigos da Escola nas unidades de ensino da rede municipal”, de autoria do jovem vereador Samuel Santana (EE Jomap, apadrinhado pelo vereador Mário Grespan).


Apesar de terem apresentado mais um projeto, totalizando oito desde o início do projeto, o destaque maior da sessão foi para as muitas caixas de leite espalhadas pelo Plenário da Câmara de Vereadores, demonstrando uma pequena parcela dos mais de mil litros arrecadados. Só na EE Edwards Corrêa, onde estudam os jovens vereadores Sara Cortes e Rafael Sales, foram arrecadados 578 litros. “Isso mostra como nós temos esse poder de fazer o bem e de influenciar as pessoas a fazerem o mesmo”, relatou a presidente do Parlamento Jovem, Sara Cortes.
Ao fim da sessão, Rebecca Crisley, diretora da Escola do Legislativo, usou a tribuna para falar sobre a campanha: “A união de vocês foi um sucesso! Agradeço a todos os envolvidos nas escolas e também aqui na Câmara com as doações. E já vou anunciar que para outubro teremos uma nova campanha, desta vez para arrecadar gelatina para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Vamos falar mais, em breve, desta ação que chamaremos de ‘Legislativo Solidário’. Aguardem.”


PARLAMENTO JOVEM 2026
A diretora também fez um anúncio sobre o Parlamento Jovem 2026: “a partir de 1ª de outubro, estarão abertas as inscrições para as escolas que desejam participar do programa Parlamento Jovem em 2026”. Nesta primeira etapa, como explicou Rebecca, é apenas para as escolas se cadastrarem no site da Câmara. “Após as primeiras 15 escolas se cadastrarem, encerraremos a fase de cadastro, esse é o limite máximo de participantes”, detalhou.
Todas as informações sobre o projeto e a ficha de inscrição ficarão disponíveis no site da Câmara, na página da Escola do Legislativo. “Não percam essa oportunidade. Foi uma jornada linda até aqui e sabemos que vai ser lindo em 2026”, encerrou Rebecca.
INDICAÇÕES
Maria Fernanda indicou adesão ao Programa Bicicleta Brasil. Sara Leite indicou manutenção de iluminação pública. Geiziel Dante indicou reparos na ciclovia da av. Ranulpho. Pietro Balen indicou palestras nas escolas sobre segurança no trânsito e resíduos sólidos. Lucas Otero indicou limpeza de terreno, pavimentação e varrição de rua.
Larissa Cyles indicou construção de auditório na EM Maria Eulália. Sara Cortes indicou combate à evasão escolar e sinalização de atendimento preferencial. Solana Marques apresentou requerimentos com pedidos de Moção de Congratulação. Pedro Henrique indicou melhorias em pintura de faixa de pedestre e iluminação pública.
Samuel Santana indicou Aprendizagem Profissional e atendimento psicológico nas escolas. Arthur Ramos indicou programa para fiscalizar animais soltos pela cidade. Ryan Gomes indicou implementação de quebra-molas. Leonardo Alencar indicou revitalização da Aden e ações envolvendo a “Cascalheira”.
Para conferir na íntegra as indicações de cada um, acesse às redes sociais da Câmara.
Por Cadu Xavier