Além de expor coleções autorais, festival contou com ações de moda interativas e palestra da figurinista Karen Brusttolin, que destacou a criatividade e a sustentabilidade no setor
Além de palestras e rodadas de negócios, o EmpreendeFest 2025 também é palco para a moda autoral produzida em Mato Grosso do Sul. Neste ano, o evento apresenta duas experiências complementares: o Camarim Criativo, instalado no foyer do Bosque Expo, e a Vitrine Viva, no piso 1 (antiga Zara). No Camarim Criativo, o público acompanha de perto os bastidores da produção de moda – desde a escolha dos tecidos até os ajustes finais das peças. Já na Vitrine Viva, as criações ganham vida em pessoas reais, que circulam pelo festival mostrando o resultado das coleções. As duas iniciativas são resultado do projeto Inova Moda, do Sebrae/MS, que em 2025 apoiou toda a cadeia produtiva do setor no Estado.
Para a analista-técnica do Sebrae/MS, Penélope Herradon, essa é uma oportunidade de mostrar que a moda sul-mato-grossense é plural e tem potencial para gerar negócios. “Este ano expandimos nossa atuação, estamos presentes nos dois dias do evento, para fomentar ainda mais a moda, que cresce expressivamente e gera cada vez mais emprego, renda e oportunidades. Para trazer um toque de inovação, criamos o Camarim Criativo, um backstage aberto em que o público pode acompanhar em tempo real a preparação das modelos – cabelo, maquiagem e produção – antes de realizarem o fashion tour pelo espaço, que termina na Vitrine Viva. O Sebrae apoia não apenas a moda autoral, mas também brechós, varejo, indústrias e confecções, oferecendo produtos e soluções para toda a cadeia da moda”, enfatiza.
Um dos empreendedores do setor, Yuri Chaparro, idealizador da marca Porã, acompanha todo o processo de produção – desde modelagem, moldes, cortes, estamparia, marketing, site até a forma como o produto chega ao cliente. Ele ressalta que eventos como o EmpreendeFest são fundamentais para a visibilidade das empresas do segmento.
“Como atuamos no formato online e não temos loja física, estar aqui permite que o público sinta e experimente as peças. Além disso, é uma oportunidade de valorizar a moda autoral regional, fortalecer contatos e trocar experiências com outras marcas, algo que nem sempre acontece no dia a dia. O setor da moda vem se fortalecendo, mas ainda é comum ver colegas que precisam manter a moda como segundo trabalho. Por outro lado, o apoio do Sebrae tem sido essencial. Já participei de três capacitações que contribuíram muito para o desenvolvimento da minha marca”, completa o empreendedor.
De acordo com Hígor Euzébio, idealizador da marca que leva seu nome e que trabalha com crochê, a moda estadual está se fortalecendo. “Minhas peças têm como referência o Pantanal e Campo Grande, porque considero importante trazer esse olhar local para a moda. Apesar de já ter trajetória em desfiles, ainda é raro ver apresentações voltadas ao crochê, por isso estou empolgado em participar do Camarim Criativo e da Vitrine Viva com criações inéditas. Trabalho com moda há 30 anos e percebo um crescimento expressivo da moda autoral, impulsionado pelo apoio do Sebrae, que tem sido essencial no desenvolvimento da minha marca, que completou um ano recentemente.”
“Criei a Flor de Luz Biojoias há cerca de três anos e, desde que participei do EmpreendeFest no ano passado como visitante, estabeleci como meta que neste ano estaria aqui expondo. Corri atrás e consegui conquistar esse objetivo. Esse resultado é fruto do meu relacionamento com o Sebrae, que começou há cerca de dois anos. Desde então, tenho participado de workshops e projetos. Posso dizer que estou aqui hoje por causa desse apoio e já coloquei como meta voltar ao EmpreendeFest no próximo ano”, conta Beatriz do Valle Corregaro, idealizadora da Flor de Luz Biojoias.
Moda, consumo consciente e o papel da criatividade nos negócios
Além da visibilidade aos empreendedores locais, o Sebrae trouxe o segmento da Moda como destaque logo na abertura da programação do EmpreendeFest no palco 360º, no pavilhão do Bosque Expo. A figurinista e consultora de moda, Karen Brusttolin, proferiu a palestra “Encontre seu melhor figurino”. Especialista na área, ela acumula prêmios no teatro e na TV, além de integrar projetos de moda sustentável e identidade pessoal.
Durante a palestra, Karen Brusttolin destacou a moda como expressão de cultura, identidade e comunicação. Ao contar sua trajetória, relembrou que o figurino foi a porta de entrada para a estabilidade financeira e para a descoberta de um campo criativo ilimitado. “Aprendi que figurino não é só pano ou vestimenta: é comunicação, identidade, cultura. Ele marca épocas e conta histórias”, ressaltou.
Segundo ela, a curiosidade sempre foi a principal ferramenta para inovar. “A criatividade vem da rua: observar o comportamento humano é mais valioso do que copiar celebridades no Instagram. Quando valorizamos nossas raízes, encontramos verdadeiros tesouros para criar diferenciais e novos produtos”, afirmou.
A figurinista também chamou atenção para a importância da sustentabilidade e do fortalecimento da cultura local. “Prefiro investir em pessoas a em coisas. Apoiar bordadeiras e artesãs fortalece nossa cultura e gera oportunidades”, disse. Nesse sentido, ressaltou que a moda circular e o upcycling ampliam as possibilidades criativas ao mesmo tempo em que promovem novos olhares para o consumo.
Karen ainda enfatizou a relevância da moda decolonial como movimento de valorização de saberes locais e ancestralidade. “É preciso parar de olhar apenas para fora e reconhecer o que vivemos aqui. Só assim conseguimos alimentar, de fato, o processo criativo”, concluiu.
EmpreendeFest 2025
Com o tema “Se tá aqui, tá no futuro!”, o EmpreendeFest chega à sua 3ª edição consolidado como um dos principais encontros de empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. Realizado pelo Sebrae/MS, neste ano, o festival acontece nos dias 1º e 2 de outubro, no Bosque Expo, em Campo Grande, com entrada gratuita. A programação de 2025 traz 10 palestrantes nacionais, além de espaços interativos, capacitações, rodadas de negócios e experiências criativas. O evento ocorre sempre em outubro em celebração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5/10) e reúne inspiração, aprendizado e conexões que fortalecem os empreendedores. Mais informações: empreendefest.com.br.