Pela primeira vez o projeto recebeu idosos para conhecerem o poder legislativo e aprenderem mais sobre os três poderes e a democracia
Durante a manhã desta quarta-feira (08), a Câmara se encheu de anos de experiência. Pela primeira vez, idosos participaram do projeto Visita Guiada, da Escola do Legislativo, trazendo essa vivência e apresentando o poder legislativo aos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVI) “Tia Nega”.
Desde o início do projeto, apenas crianças e adolescentes tinham participado das visitas pelo legislativo. Porém, desde o mês de setembro, em uma ação conjunta da Escola do Legislativo com o Parlamento Jovem, que arrecadou mais de mil litros de leite para os idosos da cidade, o projeto já vinha se envolvendo com esse público e notando a necessidade de também envolver a melhor idade nas visitas. Isso porque notou-se que, apesar da idade e anos de experiência, muitos nem conheciam o poder legislativo ou o confundiam com o poder executivo.
Ao todo, serão três visitas em outubro, celebrando o mês do idoso. Além desta visita, outras duas ocorrerão nos dias 15 e 29 de outubro, sempre com usuários do SCFVI “Tia Nega”. Na visita desta quarta, estavam presentes o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Interlagos e o Ana Maria Moreira.


O ex-vereador e diretor geral, Jurandir da Cunha Viana Júnior (Nuna), e os vereadores Tonhão, presidente da Câmara, Evalda Reis, Professora Maria Diogo, estiveram presentes e acolheram os idosos. Cristina Martins G. da Silva, assessora da Escola do Legislativo, guiou o grupo desta vez, com um carisma acolhedor ímpar.
Eliane Gomes, coordenadora do Cras Interlagos, veio com o educador Elson da Rocha Ferreira e a pedagoga Flora Florentina. “É a primeira vez que estamos vindo. Antes, foi avisado para os usuários, que ficaram ansiosos em conhecer o legislativo, já que para a maioria é a primeira vez na Câmara”, relatou Elson. “Essa visita vem ao encontro do eixo Democracia e Cidadania que é trabalhado com eles”, reforçou Flora.
Margarida Fátima Lopo, assistente social do Cras Ana Maria Moreira, veio com as artesãs Aline Araújo Gonçalves e Sônia Maria da Costa, e a estagiária de psicologia Gabriela Hollanda. “Os idosos ficaram numa grande expectativa para a visita. Por mais que muitos são moradores antigos da cidade, nunca tiveram a oportunidade de visitar o poder legislativo”, contou Margarida.


Sirleide Aparecida dos Santos, 70 anos, por exemplo, descreveu: “aprendi várias coisas novas, é minha primeira vez aqui. Não imaginava que aqui era um prédio tão grande e lindo, por exemplo. Também não sabia direito sobre essa divisão dos três poderes”. A assistente social destacou ainda que nesse mês, por conta do dia do idoso (celebrado dia 1º de outubro), estão trabalhando com um tema: Valorização Pessoal. “Nesse sentido, proporcionar o lazer, mostrar que existe uma casa de leis que pensa no idoso, fez a junção desse tema com a proposta da Visita Guiada”, finalizou Margarida.
VISITA GUIADA
Para saber mais sobre o projeto, saber sobre visitas anteriores, acesse a página da Escola do Legislativo no site da Câmara. O agendamento das visitas pode ser feito pelo telefone (67) 3509-6375.
Por Cadu Xavier