Criação do padrão Sertanejo, inspirado nas paisagens rurais do Estado, marcou a celebração dos 48 anos de Mato Grosso do Sul e o avanço do maior investimento da Arauco no Brasil
A Arauco, referência global na produção de celulose e produtos de madeira, realizou na última quarta-feira (8), uma homenagem a Mato Grosso do Sul, que celebra 48 anos de história, e à Inocência, cidade que abriga o Projeto Sucuriú – empreendimento que marca a entrada da companhia no negócio de celulose no Brasil.
Com investimento de US$ 4,6 bilhões, o Projeto Sucuriú prevê a implantação da maior fábrica de celulose em etapa única do mundo, com capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas por ano. O evento aconteceu nas instalações do Projeto e reuniu autoridades, executivos da Companhia, imprensa, clientes do negócio madeiras e convidados.
Sertanejo: um tributo em forma de design
Como parte da celebração, a Arauco Madeiras apresentou o padrão Sertanejo, desenvolvido especialmente para homenagear o Mato Grosso do Sul e a cidade de Inocência. O lançamento integra a Coleção Ritmos, que reúne nove padrões, cores e texturas inéditas, criados a partir de referências culturais brasileiras e internacionais.
Inspirado nas paisagens rurais sul-mato-grossenses, o padrão Sertanejo traz um tom de carvalho claro que traduz pertencimento, autenticidade e a força da identidade local, convidando arquitetos e designers a levarem para seus projetos a essência dessa terra.
“Sertanejo é um tributo ao Mato Grosso do Sul e às pessoas que constroem a história desta região”, afirmou Flávio Verardi, Diretor Comercial & Marketing da Arauco Brasil. “Nosso compromisso vai além de lançar produtos: queremos oferecer soluções que unam beleza, funcionalidade e sustentabilidade, criando conexões reais com nossos clientes e parceiros”.
Avanços do Projeto Sucuriú
A programação incluiu uma visita guiada às instalações do Projeto Sucuriú, onde os participantes puderem acompanhar de perto o andamento das obras e as soluções de engenharia voltadas para o baixo consumo de água e baixas emissões, reforçando o compromisso da Arauco com a sustentabilidade e o uso de tecnologias de última geração.
Um dos destaques apresentados foi a primeira coluna da caldeira de recuperação, recém-concluída, com mais de 100 metros de altura, símbolo da dimensão e do avanço do empreendimento. Atualmente, mais de 6 mil pessoas estão envolvidas na construção, número que deve chegar a 14 mil trabalhadores no pico das obras, previsto para 2026. A operação está programada para o final de 2027.
Desenvolvimento regional e compromisso social
Nas boas-vindas, Carlos Altimiras, Presidente da Arauco Brasil lembrou que “o Projeto Sucuriú é um marco na jornada de crescimento da companhia, e resultado do alinhamento e soma de esforços entre empresa, poder público e comunidade – sob o mesmo propósito de gerar valor e construir um futuro com mais qualidade devida e oportunidades”, reforçando o compromisso com o progresso econômico, social e ambiental de Mato Grosso do Sul e do Brasil.
O Governo do Estado foi representado por Artur Falcette, Secretário-Adjunto de Meio Ambiente, que validou o Projeto Sucuriú como “um modelo de negócio capaz de olhar para as pessoas, para o meio ambiente e não apenas para o resultado econômico”. Em suas palavras, “é gratificante ver a Arauco com essa clareza e entendimento transformador. Esta é a base do crescimento que queremos para o nosso Estado”.
O discurso foi complementado pelo prefeito Antônio Ângelo dos Santos, que pontuou a relevância dos investimentos que movimentam Inocência em todos os setores. “Somos uma pequena cidade que, desde 2011, sonha com este projeto de futuro. Hoje estamos cuidando das estradas, do transporte escolar, da saúde pública. Vivemos uma mudança radical desde que vocês chegaram e saímos daqui hoje muito satisfeitos em receber um dos maiores empreendimentos privados do Brasil”, avaliou o gestor.
Para encerrar, o Vice-presidente do Negócio Madeiras Arauco Brasil, Mário Neto, agradeceu pelo momento especial, dentro do maior Projeto na história da Arauco. “Este é um encontro simbólico. De um lado, celebramos o aniversário de um Estado jovem, dinâmico e cheio de potencial. De outro, mostramos como um projeto industrial e florestal pode se transformar em alicerce para o desenvolvimento sustentável, mobilizando pessoas, fortalecendo cadeias produtivas e projetando Mato Grosso do Sul e Inocência no cenário nacional e internacional”, finalizou.
No decorrer do evento, também foram sublinhadas as iniciativas da Arauco em Inocência e região. Com um investimento de cerca de R$ 85 milhões, a empresa tem fomentado a capacitação profissional, a geração de empregos e a qualificação de fornecedores. As ações também incluem a construção de moradias para colaboradores e a realização de melhorias na infraestrutura urbana e nos serviços públicos.