A terceira edição do festival, realizada pelo Sebrae/MS, movimentou R$ 54 milhões em expectativas de negócios e celebrou inovação e conexões
Do público que buscava conhecimento e inspiração aos empreendedores que ampliaram parcerias comerciais, o EmpreendeFest 2025, promovido pelo Sebrae/MS, reafirmou a relevância como o maior evento de empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. Em sua terceira edição, o festival atraiu mais de 10 mil participantes, somando 20 mil visitas no Bosque Expo, em Campo Grande. E a movimentação não ficou restrita à Capital: caravanas de 28 cidades do interior trouxeram cerca de 800 empreendedores, representando mais de 50 municípios do estado.
Com entrada gratuita e uma estrutura que dobrou de tamanho em relação às anteriores, em 2025, o evento teve como mote “Se tá aqui, tá no futuro!”. Em dois dias intensos de programação voltada a quem já empreende e também a quem sonha em abrir o próprio negócio, o público pôde vivenciar uma experiência completa, com palestras apresentando grandes nomes do mercado, capacitações, rodadas de negócios, exposições de produtos e serviços locais e atrações culturais.
“Esse evento para nós é uma grande vitrine para mostrar muito do que o Sebrae pode fazer e vem fazendo pelas empresas do Mato Grosso do Sul. Só em 2024 foram mais de 122 mil empresas atendidas, e em 2025 esperamos superar 125 mil. O foco do EmpreendeFest é gerar conexões: a pessoa que está ao seu lado pode ser cliente, parceiro ou até um amigo que vai ajudar a fortalecer seu negócio e a sua vida”, pontua o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.
Festival que gera negócios e oportunidades reais
Mais do que um evento de inspiração, o EmpreendeFest 2025 se consolidou como um espaço de resultados. No Mercado Sebrae e na Praça de Alimentação, mais de 100 empreendedores locais ampliaram o faturamento e a visibilidade de suas marcas, com R$ 300 mil em vendas diretas durante o festival.
A Rodada de Negócios também movimentou o cenário empresarial. Em apenas dois dias, foram R$ 54 milhões em negociações entre mais de 200 empresas. O primeiro dia foi voltado ao encadeamento produtivo, somando R$ 12,5 milhões em acordos, enquanto o segundo conectou startups e grandes indústrias, com R$ 42 milhões em novas oportunidades de parceria.
EmpreendeFest inova e gera experiências
Se a mensagem do Sebrae/MS era “Se tá aqui, tá no futuro!”, a própria instituição deu o exemplo ao inovar na estrutura e nas experiências do público. Em 2025, o festival expandiu parte das ações para o Shopping Bosque dos Ipês, onde a praça central e o primeiro piso receberam atividades interativas.
Entre as demais novidades, o Palco 360 conquistou o público pela proposta imersiva e pela proximidade entre palestrantes e plateia. Já o aplicativo oficial do evento facilitou o acesso à programação e o agendamento de atividades. O EmpreendeFest 2025 também celebrou a moda autoral sul-mato-grossense com duas experiências complementares: o Camarim Criativo, instalado no foyer do Bosque Expo, onde o público acompanhou os bastidores da produção de moda; e a Vitrine Viva, no piso 1, onde as criações ganharam vida em pessoas que desfilaram pelo festival.
A tecnologia também marcou presença na Arena Games – Geração S, instalada na praça central do Shopping Bosque dos Ipês. O espaço apresentou jogos desenvolvidos em MS e ofereceu uma imersão no universo gamer, com estações completas de experimentação, exposição de casemodes personalizados, clássicos dos videogames e uma área dedicada a jogos de tabuleiro.
Já a programação principal contou com dez grandes nomes nacionais: Rafael Kiso, Karen Brusttolin, Clóvis de Barros, Zico, Diogo Portugal, Kenneth Corrêa, Genesson Honorato, Monique Evelle, Laís Souza e Deborah Secco. O evento também ofereceu experiências complementares. Logo ao lado do palco principal, o Espaço Conexões Inovadoras reuniu painéis sobre ciência e tecnologia, exposição de 40 deep techs e mentorias gratuitas sobre inovação, captação de recursos, marcas e patentes.
E, para quem buscava mais do que inspiração e queria colocar a mão na massa, a programação contou com 12 capacitações gratuitas sobre marketing digital, inteligência artificial, atendimento e vendas.
Compromisso com a sustentabilidade
A sustentabilidade foi um dos eixos da edição, com ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O evento promoveu gestão de resíduos sólidos, uso de copos reutilizáveis e compensação de 93 toneladas de carbono (CO2) – o equivalente à preservação de 665 árvores por 20 anos. Essas ações reforçaram o compromisso do Sebrae/MS com a responsabilidade social e ambiental.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o saldo é de um evento que não apenas movimentou a economia, mas uniu conhecimento, mercado e propósito. “O EmpreendeFest é sobre pessoas que acreditam, inovam e transformam. E o Sebrae é o parceiro que conecta essas histórias ao futuro”, finaliza.
Desde 2023, o festival é realizado de forma consecutiva, anualmente em outubro, em homenagem ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5/10). Os pequenos negócios somam mais de 320 mil no estado, entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), correspondendo a praticamente 90% dos empreendimentos.
Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.