O Brasil foi derrotado de virada pelo Japão por 3 a 2 nesta terça-feira (14), em amistoso realizado no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. O resultado marcou a primeira derrota brasileira para os japoneses em toda a história.
Os gols da equipe comandada por Carlo Ancelotti foram marcados por Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, ainda no primeiro tempo. Na etapa final, após apagão da defesa brasileira, Minamino, Fabrício Bruno (contra) e Ueda fizeram os tentos da virada japonesa em um intervalo de 19 minutos.
O Jogo
Com mudanças promovidas pelo técnico Carlo Ancelotti com relação ao time que goleou a Coreia do Sul na última sexta-feira (10), os primeiros 20 minutos de partida foram baseados na tentativa de pressão dos japoneses na saída de bola do Brasil.
No entanto, aos 26 minutos, Bruno Guimarães acertou lindo passe em profundidade para o lateral Paulo Henrique, que na saída do goleiro, bateu com o lado de fora do pé para abrir o placar em Tóquio.
Minutos depois, aos 32, o Brasil chegou ao segundo gol. Em jogada de Lucas Paquetá, a bola chegou para Gabriel Martinelli, que em chute cruzado, ampliou o marcador para a Seleção Brasileira.
Na volta do intervalo, o Brasil seguia controlando o jogo até os 7 minutos, quando Fabrício Bruno perdeu o equilíbrio e deixou a bola nos pés de Minamino, que finalizou na saída de Hugo Souza para diminuir o prejuízo.
Após a falha, o zagueiro do Cruzeiro voltou a ser protagonista, de forma negativa, no gol de empate dos nipônicos. Nakamura recebeu cruzamento praticamente livre e finalizou de primeira. Na tentativa de afastar, Fabrício Bruno acabou desviando contra a própria meta.
E havia tempo para mais. Aos 26 minutos, o centroavante Ueda subiu mais do que a marcação na cobrança de escanteio e cabeceou em cima de Hugo Souza. Na tentativa de defesa, o goleiro do Corinthians não acertou a espalmada e viu a bola morrer de mansinho no fundo do gol, sacramentando a virada do Japão por 3 a 2.
Foi o primeiro triunfo dos asiáticos sobre o Brasil em toda a história. Desde 1989, foram 15 partidas disputadas, com 11 vitórias do Brasil, três empates e uma vitória do Japão.
Próximos Jogos
A Seleção Brasileira volta a campo na Data Fifa de novembro, quando enfrentará duas seleções africanas (ainda não confirmadas pela CBF), em amistosos internacionais. Estes serão os dois últimos desafios do Brasil em 2025.
(*) Rafael de Souza