O aumento garante mais estabilidade no fornecimento de energia e prepara a cidade para novos empreendimentos ligados à cadeia da celulose
Por: Nathalia Santos
Ribas do Rio Pardo, um dos municípios que mais crescem na chamada Rota da Celulose, volta a ser destaque com novos investimentos em infraestrutura. A Energisa Mato Grosso do Sul anunciou nesta quarta-feira (15) a ampliação da potência instalada na subestação local, um reforço essencial para acompanhar o avanço industrial e populacional impulsionado pela chegada da fábrica de celulose da Suzano, inaugurada no ano passado.
Com investimento superior a R$ 3 milhões, a concessionária divulgou que visa ampliar a capacidade de transformação em 5 MVA, totalizando 50 MVA de potência instalada.
O aumento garante mais estabilidade no fornecimento de energia e prepara a cidade para novos empreendimentos ligados à cadeia da celulose, além de beneficiar o comércio, os serviços e os moradores da região.
A ampliação é parte de um pacote de R$ 770 milhões que a Energisa está aplicando em Mato Grosso do Sul neste ano, voltado a modernizar e expandir a rede elétrica em diferentes municípios.
Segundo o diretor-presidente da Energisa MS, Paulo Roberto dos Santos, o crescimento da Rota da Celulose reforça a importância de um sistema energético robusto.
“A demanda por energia confiável e de qualidade é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado. A ampliação em Ribas mostra nosso compromisso em acompanhar o ritmo desse crescimento”, afirma.
O avanço energético também fortalece a parceria entre a Energisa e a Suzano, que tem papel central na nova fase industrial do município. O diretor industrial da Regional Sul da empresa, Maurício Miranda, destacou que o sistema elétrico reforçado permite o envio do excedente de energia gerada pela companhia — proveniente de fontes sustentáveis — para o Sistema Interligado Nacional (SIN). “A subestação de Ribas é essencial para que toda essa operação ocorra de forma segura e eficiente”, ressaltou.
O prefeito Roberson Moureira (PSDB) celebrou o investimento como um passo decisivo para o futuro do município. “A ampliação da subestação garante mais segurança no fornecimento de energia, atrai novos empreendimentos e melhora a qualidade de vida das famílias. É uma conquista que mostra o resultado do trabalho conjunto entre poder público e iniciativa privada”, afirmou.
Com pouco mais de 25 mil habitantes, Ribas do Rio Pardo se consolida como símbolo do novo ciclo econômico do Mato Grosso do Sul, onde o setor de celulose impulsiona empregos, renda e infraestrutura, projetando a cidade como um dos polos mais promissores da região.