24.3 C
Três Lagoas
domingo, 14 de dezembro de 2025

Evento destaca avanços do maior programa de bonificação da bovinocultura brasileira

O evento premiará os produtores rurais que se destacaram em 2025 nos quesitos ligados à gestão da fazenda

O Programa Novilho Precoce, referência nacional em bonificação por qualidade na bovinocultura de corte, realiza no próximo dia 27 de outubro, às 14h, no Auditório da Famasul, a segunda edição do Fórum Precoce MS. O evento tem como objetivo atualizar os elos da cadeia produtiva sobre os critérios técnicos, avanços, auditorias e resultados do Programa Precoce MS, política pública do Governo do Estado que fomenta a produção de carne de qualidade com responsabilidade sanitária, ambiental e social.

O Fórum é gratuito e conta com vagas limitadas. Gerido pela Associação Novilho Precoce, nesta edição, o evento trará o marco de mais de mil fazendas auditadas, consolidando o Precoce MS como referência nacional em rastreabilidade, sustentabilidade e gestão técnica na bovinocultura. Na programação do Fórum, Gladys Moreira Espíndola, médica-veterinária e gestora do Precoce MS pela Semadesc, abrirá as apresentações com o panorama atual do programa, seus números, desafios e novas diretrizes. Em seguida, a zootecnista Geovana Mecatti, da Associação Novilho Precoce, fará uma abordagem prática e técnica sobre o fluxo de reconhecimento do Protocolo Precoce de Conformidade (PPC), desde o cadastro até a emissão do atestado.

O evento também contará com mesa redonda reunindo responsáveis técnicos e produtores que atuam no programa Proape Precoce, seguida de uma premiação de destaque para esses atores da cadeia.

Isenção para pequenos produtores

Um dos principais pontos técnicos que será reforçado durante o Fórum, será a importância da auditoria de conformidade, etapa obrigatória para o reconhecimento da propriedade no Programa Precoce MS.

O custo padrão da auditoria é de R$ 1.250,00 por produtor, valor fixo válido para qualquer município do Estado. Entretanto, visando a inclusão produtiva e equidade no acesso à política pública, produtores que realizam abate de até 100 animais/ano têm direito à isenção da taxa. Para isso, basta agendar com a equipe de auditores da Novilho Precoce, organizar a visita e a auditoria será realizada sem custo.

As inscrições para o Fórum devem ser feitas online, pelo link https://bit.ly/4o13bpT. O evento ainda conta com apoio institucional de diversas entidades, entre elas, o Governo de Mato Grosso do Sul, Famasul, CRMV-MS e CREA-MS, e parceiros estratégicos na execução e governança do programa.

Importante destacar que a auditoria é independente do percentual de bonificação aplicado sobre o abate, o qual permanece devido conforme critérios técnicos definidos em protocolo.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.