Empresa de Campo Grande foi a única representante de Mato Grosso do Sul na GITEX Expand North Star 2025, com o apoio do Sebrae em expansão internacional
Uma inovação desenvolvida em Mato Grosso do Sul ganhou destaque internacional neste mês de outubro: a Flowix, startup criada pela empresa de tecnologia Before, de Campo Grande, foi a única representante do Estado na GITEX Expand North Star 2025, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O empreendimento transforma imagens de câmeras de segurança em dados estratégicos sobre o comportamento dos consumidores e foi selecionado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Sebrae, para integrar a missão brasileira em um dos maiores encontros de inovação do mundo.
“É muito legal representar o nosso estado em uma vitrine global, porque sabemos que aqui em Mato Grosso do Sul existem muitas empresas boas. Ser essa referência é gratificante, porque conseguimos atrair os olhares para o nosso estado e mostrar que temos potencial, gente boa e empresas que não deixam nada a desejar em relação aos grandes centros de inovação. Para mim, é especial também ter a oportunidade de mostrar para as pessoas daqui o nosso trabalho. Ainda temos poucos clientes locais, e esse tipo de reconhecimento ajuda a dar visibilidade”, afirma o empresário Marcelo Zucareli, um dos idealizadores da startup.
A trajetória da Flowix teve início quando o empresário Marcelo Zucareli percebeu a falta de ferramentas precisas para acompanhar a jornada do cliente em lojas físicas, enxergando uma oportunidade de inovação. Diretor-executivo e cofundador da empresa de soluções em tecnologia Before, ele e sua equipe uniram expertise e demanda de mercado para criar a Flowix. A tecnologia desenvolvida pela startup usa inteligência artificial para analisar a jornada de compra e o perfil dos clientes, mapeando dados como gênero, faixa etária, humor, tempo de permanência e áreas mais visitadas da loja. A partir dessas informações, os lojistas conseguem tomar decisões mais assertivas, melhorar a experiência de compra e aumentar a conversão de vendas.
“A loja física tem um papel muito forte na experiência de compra e até se torna o principal diferencial em relação aos canais digitais. Mas, quando analisamos as ferramentas disponíveis, vimos que eram poucas e que as que existiam geravam muito ruído nas informações. Os sensores, por exemplo, não conseguiam diferenciar clientes de funcionários e ainda contavam várias entradas do mesmo cliente como visitas diferentes, distorcendo a métrica de conversão”, explica Marcelo.
O desenvolvimento do projeto começou em 2019, por meio de pesquisa em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e foi apresentado oficialmente seis anos depois, em 2024, durante uma feira em São Paulo, na loja conceito de uma grande marca de chocolates. “Mostramos em tempo real as áreas mais ‘felizes’ da loja, o caminho percorrido pelos clientes e a atratividade do espaço. A repercussão foi muito positiva, com destaque para a parte de detecção de humor das pessoas”, conta. “É por isso que buscamos a participação internacional: entendemos que nossa solução tem pouquíssimos concorrentes no mundo e queremos aproveitar a oportunidade para sair na frente”, destaca Marcelo.
A proposta encontrou um nicho pouco explorado e se destaca de outros sistemas de contagem de fluxo em lojas físicas por utilizar câmeras já existentes no varejo, o que evita custos adicionais com hardwares ou sensores. A partir de uma abordagem mais humanizada do processo de compra, a Flowix apresenta uma compreensão mais abrangente do público, o que oportuniza o planejamento de ações estratégicas baseadas no comportamento real dos consumidores.
“Conseguimos medir quantas pessoas passam em frente à loja, quantas entram, quem foi impactado pela vitrine e decidiu entrar. Dentro da loja, identificamos o perfil: se é homem ou mulher, faixa etária, estado emocional: feliz, neutro ou triste, e até para quais áreas da loja cada perfil prefere ir. Também medimos o tempo de permanência e a taxa de conversão, ou seja, quantas dessas pessoas efetivamente compraram. Geramos mapas de calor que mostram as áreas mais atrativas e as que precisam de atenção, tanto pelo fluxo de pessoas quanto pelo interesse que elas demonstram. Por isso, sempre reforço que entregamos muito mais que contagem, fornecemos o comportamento e o perfil completo do cliente”, complementa o empreendedor.
Conquistando o mercado global
A jornada da Flowix encontrou o Sebrae/MS no início deste ano, quando a iniciativa participou do Prêmio Sebrae Startups e foi classificada entre as 100 melhores do país. O relacionamento, que nasceu a partir da vontade de se aproximar de organizações envolvidas no ecossistema de inovação, gerou novas oportunidades de networking, principalmente por meio do Living Lab MS – Laboratório de Inovação e Prototipagem.
Ao analisar o futuro, o empresário acredita que a Flowix tem potencial para tornar o varejo físico mais competitivo frente ao digital, permitindo experiências de consumo personalizadas e gerando impactos positivos para toda a cadeia. “Nosso objetivo inicial é otimizar a gestão das lojas para que elas consigam proporcionar melhores experiências e aumentar a rentabilidade do varejo físico, que tem enfrentado muitos desafios nos últimos anos. Mas isso vai além: o varejo tem uma capilaridade enorme e, ao fortalecê-lo, conseguimos gerar um impacto positivo em diversos outros setores da economia. É um efeito em cadeia que pode beneficiar muitas pessoas”, finaliza.
Mais informações sobre as ações promovidas pelo Sebrae/MS podem ser obtidas por meio do site ms.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800.


 
                                    




