Na segunda-feira (3), em cerimônia simbólica, foram entregues kits esportivos aos atletas contemplados pelos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico referentes ao ano de 2026. A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, com a presença de atletas, técnicos e familiares.
O novo ciclo traz novidades, como a inclusão de categorias para atletas surdos, a criação da categoria pré-olímpica e a reserva de 30% das bolsas para mulheres. As novas inclusões atendem a pedidos apresentados durante uma audiência pública realizada em 2024.
A nova edição contempla 302 atletas e 41 técnicos, com um investimento total de R$ 4,2 milhões, destinados ao pagamento dos benefícios ao longo de 12 meses, os recursos vêm do FIE (Fundo de Investimentos Esportivos). Os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico são iniciativas do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, executadas pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
Além de reconhecer o esforço e a dedicação de atletas e técnicos, os programas trazem avanços nesta edição, com ajustes nos valores e criação de novas categorias que ampliam o alcance e a representatividade da iniciativa.
Entre as novidades estão as categorias Bolsa Atleta Nacional Surdolímpico, Bolsa Atleta Pré-Olímpico, Paralímpico e Surdolímpico, e Bolsa Atleta Pódio Complementar Surdolímpico. Vale ressaltar, que todo o processo de inscrição aos programas ocorreu de maneira totalmente on-line, garantindo mais agilidade e acesso aos atletas, sobretudo aos que residem no interior do Estado.
Durante o evento, o governador do estado, Eduardo Riedel destacou a importância da continuidade da política pública de incentivo ao esporte.
“A cada ano que passa, o Bolsa Atleta e o Bolsa Técnico aumentam o investimento. Nós ficamos muito felizes em ver que é uma política pública contínua, séria e responsável, acrescentando a cada ano uma nova modalidade, um novo formato. Conseguimos atingir o máximo de pessoas possível da sociedade, e a grande consequência disso é envolver dezenas de milhares de jovens no esporte desde o programa escolar Prodesc até o alto rendimento, com medalhistas olímpicos. O Estado está presente e a transformação que o esporte traz para uma sociedade é muito grande, são pessoas que estão se formando no caráter, na disciplina e na saúde. Isso, sem dúvida nenhuma, reflete na nossa sociedade”, afirmou o governador.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, destacou que os programas têm papel fundamental na valorização dos jovens atletas e no reconhecimento de seus méritos.
“Aqui estão selecionados os nossos principais atletas, que apresentaram importantes resultados. Faz parte de uma política pública relevante, que reconhece o mérito daqueles que participaram de campeonatos brasileiros, sul-americanos e internacionais. Mas é claro que, na Fundesporte, olhamos também para a questão social, que é muito importante. Por isso temos o Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), que é um programa muito bem estruturado, um dos maiores programas de iniciação esportiva do Brasil, referência nacional, criado para atingir, principalmente, as zonas de maior vulnerabilidade social. Inclusive o ‘Bom de Bola, Bom na Escola’. Hoje, o Prodesc está presente em 70 cidades, com 23 modalidades assistidas, com o objetivo democratizar o acesso à prática esportiva.”

A cerimônia contou com a presença de Fernando Rufino e Yeltsin Jacques, atletas paralímpicos de destaque que representam Mato Grosso do Sul no cenário nacional e internacional.
O campeão mundial e medalhista paralímpico na paracanoagem, Fernando Rufino falou sobre o orgulho de inspirar novos talentos e a responsabilidade de ser exemplo para a nova geração.
“A Bolsa Paralímpica serve de inspiração para eles também, para que possam chegar a conquistar uma bolsa do Estado e alcançar o mais alto rendimento. É uma grande responsabilidade quando você se torna referência. Servir de inspiração para outras pessoas é algo muito significativo e exige compromisso.”
O atleta também comentou sobre as próximas competições e a preparação para o ciclo paralímpico de Los Angeles 2028.
“Os próximos campeonatos agora são a Copa Brasil, os mundiais e os seletivos. 2026 e 2027 já valem classificação para 2028, que são os Jogos Paralímpicos. Tivemos uma pequena pausa, digamos assim, mas já estamos retomando o foco total para 2028.”
Na ocasião, o campeão mundial e paralímpico, Yeltsin Jacques ressaltou a importância do crescimento do esporte em Mato Grosso do Sul e do apoio recebido pelos atletas por meio dos programas de incentivo.
“Hoje nós temos uma das maiores delegações de Mato Grosso do Sul, que se tornou uma das maiores potências olímpicas e paralímpicas do país. Isso, para a gente, é espetacular, sensacional. É um orgulho enorme vestir esse uniforme e representar o Estado. Em nome de todos os atletas aqui presentes e como já pedi a vocês no talk show, eu e o Cowboy peço que continuem com dedicação, com empenho e acreditando na equipe. Tenho certeza de que, acreditando em vocês mesmos, o Estado continuará acreditando também.”
Os critérios e valores atualizados dos programas estão disponíveis no Manual Bolsa Atleta e Técnico, que pode ser acessado no link: Manual Bolsa Atleta e Bolsa Técnico
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Fotos: Samuel Rocha/Setesc





