A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas anuncia uma importante novidade em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde integral do homem. A partir da próxima semana, o procedimento de vasectomia passará a ser regulado e realizado no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Os atendimentos serão conduzidos pelos urologistas Dr. Ary e Dr. Edson, com início previsto para os dias 14 e 18 de novembro, respectivamente. O paciente interessado deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, manifestar interesse e, caso atenda aos requisitos, é encaminhado via sistema de regulação de vagas para o planejamento familiar, passando por atendimento psicológico para montagem do processo e posterior realização do procedimento.
Atualmente, 32 pacientes aguardam na fila para a realização da cirurgia, e a expectativa é de que o CEM realize em média 15 vasectomias por mês, contribuindo para reduzir a fila de espera e garantir mais agilidade no acesso ao procedimento.
De acordo com a SMS, a implantação desse serviço representa mais um avanço da Prefeitura de Três Lagoas na ampliação da oferta de procedimentos especializados, garantindo mais acesso e qualidade nos cuidados com a saúde masculina.
Além dessa novidade, as Unidades de Saúde do município seguem com uma programação especial ao longo de todo o mês, com ações educativas, palestras, testes rápidos e orientações voltadas à prevenção e ao cuidado com a saúde do homem.
SOBRE A VASECTOMIA
A vasectomia é um procedimento cirúrgico de esterilização masculina que impede a gravidez ao bloquear a passagem dos espermatozoides produzidos nos testículos. É considerada um método contraceptivo permanente e eficaz, feito através da interrupção dos canais deferentes, que levam os espermatozoides ao pênis.
CRITÉRIOS PARA REALIZAR A VASECTOMIA
- Seguimos as diretrizes federais estabelecidas pela Lei nº 14.443/2022, que garante o acesso à esterilização voluntária por meio da vasectomia a homens com 21 anos ou mais (com ou sem filhos) ou entre 18 e 21 anos, desde que tenham pelo menos dois filhos vivos. Essa lei elimina a necessidade de autorização do cônjuge.
- É necessário passar por consulta médica ou de enfermagem na unidade de saúde para encaminhamento por meio do link: “Consulta em Psicologia – Planejamento Familiar – Vasectomia”.
- Deve haver um período mínimo de 60 dias entre a manifestação de vontade e a realização do procedimento cirúrgico.






