35.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de novembro de 2025

IFMS implantará Programa de Saúde Mental Estudantil

Em nota à comunidade, Campus Campo Grande reafirma compromisso com ações de acolhimento à comunidade escolar

O Institituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta quinta-feira (6), a Portaria nº 1.140/2025, que institui um Grupo de Trabalho (GT) responsável por elaborar o Programa Institucional de Saúde Mental dos Estudantes e o Protocolo de Atendimento Qualificado em Situações de Sofrimento Psíquico da instituição.

A medida foi adotada após uma reunião emergencial realizada nesta manhã, no Campus Campo Grande, em razão de dois casos envolvendo estudantes em um intervalo de menos de dois meses na unidade.

A reunião foi convocada e conduzida pela reitora Elaine Cassiano. “É nosso compromisso assegurar que cada estudante encontre no IFMS condições adequadas para aprender, se desenvolver e permanecer estudando. A criação deste Grupo de Trabalho é mais um passo no fortalecimento de uma rede de cuidado que envolve a escola, o território e as políticas públicas. Estamos estruturando ações articuladas, pautadas em boas práticas, escuta qualificada, responsabilidade e respeito à diversidade das vivências de nossos jovens”, destaca.

Elaine reforça que a atuação intersetorial é essencial para que os fluxos se tornem seguros, humanizados e eficazes. “Nosso objetivo é aprimorar os mecanismos de prevenção e acolhimento, garantindo respostas oportunas e integradas às situações de sofrimento psíquico. Esse plano institucional nos permitirá consolidar processos, capacitar equipes e qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido nos campi”.

Participaram da reunião gestores do Campus Campo Grande, além de representantes de outros setores do IFMS.

Grupo de Trabalho – Será responsável por elaborar dois documentos norteadores:

  • Programa Institucional de Saúde Mental dos Estudantes do IFMS: com diretrizes, linhas de atuação, ações permanentes e estratégias de monitoramento;
  • Protocolo de Atendimento Qualificado em Situações de Sofrimento Psíquico: para ser utilizado em situações críticas, com fluxos, responsabilidades, padrões de documentação e articulação intersetorial.

O GT será formado por representantes da reitoria e dos campi do IFMS, além de profissionais de áreas específicas da instituição, como psicólogos, pedagogos, enfermeiros e servidores ligados à assistência estudantil. A portaria estabelece ainda a participação de estudantes do Instituto Federal no Grupo de Trabalho.

Especialistas externos poderão ser convidados a participar dos trabalhos, tais quais representantes de órgãos públicos, entidades da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) ou outras instituições.

Portaria nº 1.140/2025 prevê, entre outras ações, a realização de um diagnóstico institucional sobre situações, fluxos e demandas relativas à saúde mental estudantil, o mapeamento de fragilidades e potencialidades das estruturas existentes nos campi e a proposição de diretrizes para promoção, prevenção, acolhimento e cuidado em saúde mental.

O GT tem prazo de 90 dias para apresentar a minuta do Programa Institucional de Saúde Mental dos Estudantes do IFMS e do Protocolo de Atendimento Qualificado em Situações de Sofrimento Psíquico, bem como um fluxograma atendimento, planos de formação e capacitação para servidores e estudantes e de comunicação para situações críticas, bem como o relatório final com diagnóstico, diretrizes, recomendações e plano de implementação.

Campo Grande

Em nota publicada nesta quinta-feira, 6, o Campus Campo Grande do IFMS destaca que a saúde mental é prioridade institucional e reafirma seu compromisso com ações de acolhimento à comunidade escolar.

Segundo a nota, o campus tem desenvolvido e ampliado iniciativas de prevenção, incluindo o atendimento individual pela psicologia, apoio a ações formativas promovidas pelo Grêmio Estudantil e realização de atividades ligadas à promoção da convivência respeitosa, prevenção ao bullying e educação para a paz. O texto menciona parcerias com instituições de ensino superior, como Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), para a realização de ações formativas em saúde mental.

“Vivemos um momento de grande sensibilidade, que exige equilíbrio, responsabilidade e, sobretudo, cuidado coletivo. No Campus Campo Grande, temos buscado ampliar ações de escuta, diálogo e acolhimento, fortalecendo nossa articulação com as famílias e com a rede de atenção psicossocial. Nosso compromisso é garantir que cada estudante se sinta amparado, reconhecido e protegido, e que toda a comunidade escolar tenha acesso a informações e espaços de cuidado qualificados”, assegura o diretor-geral do Campus Campo Grande, Dejahyr Lopes.

No campo das ações de cuidado após situações de perda, o campus aponta a criação de um Grupo de Trabalho local, o desenvolvimento de intervenções específicas em turmas enlutadas, reuniões com famílias e servidores, e intensificação de ações formativas sobre fatores psicossociais de risco, luto e acolhimento. Essas iniciativas somam-se ao esforço institucional de fortalecer fluxos, ampliar parcerias e sistematizar ações contínuas de cuidado.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.