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sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Projeto Sucuriú mobilizará 60 mil carretas em uma das maiores operações logísticas do país

Durante a construção do projeto, Valmet coordenará uma megaoperação global que envolve 18 países e três continentes para entregar os equipamentos da maior fábrica de celulose do mundo

A multinacional chilena Arauco avança na construção daquele que já é considerado o maior projeto industrial da história do Mato Grosso do Sul — e, quando concluído, será também a maior fábrica de celulose do mundo. O Projeto Sucuriú, instalado no município de Inocência, receberá investimentos superiores a R$ 25 bilhões e terá capacidade produtiva anual de 3,5 milhões de toneladas de celulose. O início das operações está programado para o final de 2027.

O impacto socioeconômico também é colossal: serão mais de 14 mil oportunidades de trabalho ao longo da construção e, após a inauguração, aproximadamente 6 mil empregos diretos e indiretos nos setores industrial, florestal e logístico.

Projeto Sucuriú mobilizará 60 mil carretas em uma das maiores operações logísticas do país
Maquete da fábrica que a Arauco está construindo em Inocência (Reprodução Valmet)

Mas por trás de uma estrutura fabril de tal magnitude existe uma engrenagem pouco conhecida do grande público: a logística para transportar milhares de peças e equipamentos superdimensionados, importados de vários países, para o coração do Centro-Oeste brasileiro.

Para atender o projeto, a Valmet é a empresa responsável que fornecerá a tecnologia e os equipamentos (como a linha de produção de celulose), cujo transporte do local de fabricação (nacional ou internacional) até o canteiro de obras em Inocência requer um planejamento logístico complexo, muitas vezes utilizando modais rodoviário, ferroviário e hidroviário, com a necessidade de licenças e rotas especiais.

Para compreender a complexidade dessa operação, o Perfil News conversou com Cesar Augusto Hein, coordenador de Logística da Valmet na América Latina. A empresa finlandesa é responsável pelo fornecimento de tecnologia de processo, automação e serviços — o maior contrato da história da companhia.

Uma operação global: 18 países na rota do Sucuriú

Projeto Sucuriú mobilizará 60 mil carretas em uma das maiores operações logísticas do país

Os equipamentos que integram unidades como digestores, caldeiras de recuperação, evaporadores, forno de cal e sistemas de automação são provenientes de 18 países, entre eles:

China (maior fornecedora), Finlândia, Alemanha, Suécia, Índia, Japão, EUA, Bélgica, Noruega, Estônia, Polônia, Holanda, Turquia, Portugal, Taiwan, República Tcheca, Lituânia e Vietnã.

Boa parte das peças já está em fabricação e embarque nos países de origem. O tempo médio de viagem marítima até o Brasil é de aproximadamente 50 dias.

Portos estratégicos e uma rota calculada ao milímetro

A logística marítima foi dividida em dois eixos:

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  • Porto de Santos (SP): recepção exclusiva do Balão da Caldeira, um dos equipamentos mais pesados de todo o projeto.
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  • Porto de Paranaguá (PR): entrada das demais cargas do empreendimento.

Depois de desembarcadas, as peças seguem por transporte rodoviário até Inocência (MS), atravessando rodovias estaduais e federais, cidades e trechos com restrições estruturais — um percurso que exige planejamento minucioso e autorização especial para centenas de viagens.

Um exército sobre rodas: 60 mil carretas ao longo do projeto

Os números da etapa terrestre impressionam:

  • Mais de 4 mil veículos já estão previstos na fase inicial, entre carretas, caminhões e veículos de suporte.
  • A projeção chega a 12 mil carretas até junho do próximo ano.
  • Ao longo de todo o cronograma, ao longo do projeto serão mais de 60 mil carretas transportando cargas do porto até o canteiro de obras.
Projeto Sucuriú mobilizará 60 mil carretas em uma das maiores operações logísticas do país
Após percorrer centenas de quilômetros mais uma carga de equipementos chega ao site do Projeto Sucuriú (Foto: Assessoria)

As transportadoras Pesado Minas S/A e DiCanalli são as responsáveis pelo deslocamento dos equipamentos.

Ao todo, cerca de 100 profissionais atuam diretamente no comando logístico da Valmet no projeto.

Peças colossais e transporte milimétricoEntre as maiores estruturas transportadas estão:

Projeto Sucuriú mobilizará 60 mil carretas em uma das maiores operações logísticas do país
  • Balão da Caldeira: 28 m de comprimento, 3 x 3 m de seção e 318 toneladas (chegando a 507 toneladas no conjunto transportado).
  • Boiler Banks: 28 m de comprimento e 30–40 toneladas cada.
  • Separadores de topo: 6,09 m de altura e 7,05 m de largura.

As cargas superdimensionadas — cerca de 500 itens especiais — requerem escolta particular, apoio da Polícia Rodoviária Federal, paradas programadas e restrições de velocidade. No caso do balão da caldeira, por exemplo, o limite operacional é de 20 km/h.

O volume da engenharia logística

Apenas em materiais metálicos e estruturais, a operação inclui:

  • 20 mil toneladas de estruturas metálicas (25% já entregues).
  • 6 mil toneladas de tanques (50% entregues).
  • 6 mil toneladas de tubulações (1 mil toneladas já recebidas).
  • Forno de cal: 22 peças brasileiras e 8 importadas.
  • Cerca de 3 mil contêineres e 1.100 cargas do tipo break-bulk já previstas.

O pico de entregas está programado para janeiro a maio do próximo ano, com aproximadamente 400 entregas mensais.

Apoio institucional e segurança nas estradas

A complexidade das cargas exige:

  • Apoio da PRF, DNIT, concessionárias e prefeituras para escoltas e intervenções temporárias.
  • Ajustes em rodovias: remoção de sinalização, reforço de pontes, desvios e travessias urbanas.

A comunicação com a população será realizada:

  • Pelas concessionárias, na saída dos portos;
  • Por ações conjuntas de marketing da Valmet e Arauco, nos municípios próximos ao canteiro.

Compromisso ambiental e tecnologias limpas no transporte

Segundo Hein, a logística foi estruturada com rigor ambiental:

  • Uso de frotas novas com motores Euro 6, reduzindo emissões.
  • Caminhões equipados com placas solares, diminuindo o tempo de motor ligado para uso do ar-condicionado.
  • Parceiros especializados em operações de baixo impacto ambiental.

Um marco para a indústria sul-mato-grossense

Projeto Sucuriú mobilizará 60 mil carretas em uma das maiores operações logísticas do país
Obras do Projeto Sucuriú – maior fábrica de celulose do mundo (Foto: Assessoria)

Com o Projeto Sucuriú, Inocência passa a integrar o mapa global da celulose, atraindo investimentos bilionários e impulsionando a infraestrutura regional. A operação logística, uma das maiores já realizadas no país, é peça-chave para que a fábrica entre em operação dentro do cronograma e coloque o Brasil, novamente, na liderança mundial do setor.

A travessia das gigantescas estruturas pelos portos, estradas e fronteiras estaduais é apenas uma amostra da engenharia complexa que sustenta o maior projeto industrial do Mato Grosso do Sul — e um dos mais impressionantes do planeta.

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