Resumo enviado pela 4ª CIPM – Companhia Independente da Polícia Militar, de Chapadão do Sul, que atende também Paraíso das Águas e Costa Rica, aponta que a violência doméstica domina a lista de ocorrências. Outros crimes como tráfico de drogas, igualmente são frequentes nos relatos das polícias.
Chapadão do Sul
Na data de 17 de janeiro, Polícia Militar de Chapadão do Sul prendeu um homem por ameaça no âmbito da violência doméstica, na Rua P-5, Bairro Planalto. O autor, que estava em estado de embriaguez, teria ameaçado a companheira de morte após uma discussão na residência do casal. A vítima acionou a polícia após o suspeito fugir do local. Ele foi encontrado pelos militares em um estabelecimento comercial próximo e conduzido à delegacia. Segundo relato de uma testemunha da família, situações de conflito entre os dois são frequentes. Ambos passaram por exames médicos e a ocorrência foi entregue à Polícia Civil para os procedimentos legais e solicitação de medidas protetivas, se necessário.
Na mesma data (17), na Rua Dos Lírios, Bairro Flamboyant, mais um caso de violência doméstica. Um homem foi preso pela Polícia Militar em Chapadão do Sul após manter sua companheira trancada em um quarto por quase 40 minutos. O desentendimento teria sido motivado por curtidas em redes sociais. Além do cárcere privado, o autor reteve o celular da vítima e a ameaçou para que não acionasse as autoridades. A PM foi chamada por uma amiga da vítima e, ao chegar na residência, encontrou a casa revirada e o portão trancado pelo agressor. Durante a busca no imóvel, os policiais apreenderam dez munições de calibre .36. O suspeito foi detido em flagrante e responderá por violência doméstica (cárcere privado, ameaça e injúria) e posse ilegal de munição. O caso foi entregue à Polícia Civil.
No domingo (18), na Rua Tuiuiu, Bairro Esplanada, a Polícia Militar registrou um caso de violência doméstica onde uma mulher foi agredida pelo ex-marido. Segundo a vítima, o homem utilizou uma grade de churrasqueira para golpeá-la, causando ferimentos na boca, braços e tórax, além de ameaçá-la com o que parecia ser uma arma de fogo. No local do crime, os policiais encontraram parte de um simulacro (réplica de arma), que teria sido usado para intimidar a mulher. O agressor fugiu antes da chegada da guarnição e está sendo procurado. A vítima recebeu atendimento médico, passou por exame de corpo de delito e o caso foi entregue à Polícia Civil.
Na alta madrugada do domingo (18), na Avenida Mato Grosso do Sul, ocorreu um desentendimento entre um casal que terminou na delegacia após agressões físicas mútuas. O conflito teve início em um bar, onde ambos consumiam bebidas alcoólicas, e se estendeu durante o trajeto para casa. A mulher solicitou ajuda de populares em uma avenida após desembarcar do veículo, relatando que o companheiro havia retido seus pertences pessoais. A Polícia Militar localizou o homem em sua residência e encaminhou ambos para atendimento médico. O exame de corpo de delito constatou lesões nos dois envolvidos, que foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para o registro da ocorrência e os procedimentos legais cabíveis.
Paraíso das Águas
Na data de 17 de janeiro, na Rua Rua Elza Aves de Siqueira, a Polícia Militar prendeu um condutor em Paraíso das Águas após uma série de infrações e atos de desobediência. O caso teve início quando o motorista de uma Toyota Hilux ignorou ordens de parada da guarnição, sendo interceptado apenas após acompanhamento tático. Durante a fiscalização, foi constatado que o veículo estava com o licenciamento vencido. O autor recebeu voz de prisão, resistiu à detenção e precisou ser contido pela equipe. Ele foi encaminhado à Delegacia local, e o veículo foi removido ao pátio do Detran para regularização.
Furto, Ameaça, Resistência e Desacato. Ocorreu no domingo (18), em um hotel da cidade. Um homem foi preso pela Polícia Militar em Paraíso das Águas após furtar um hotel na madrugada desta segunda-feira (19). O suspeito foi flagrado pelas câmeras de segurança invadindo o local pela janela da recepção. Do estabelecimento, foram subtraídos cerca de R$ 1.000,00 e produtos de consumo. O autor foi encontrado horas depois dormindo em uma área de vegetação próxima a um veículo. Durante a abordagem, o homem reagiu de forma violenta, insultando a equipe policial e resistindo à prisão, sendo necessário o uso de força diferenciado e agentes químicos para contenção. Mesmo após ser detido e encaminhado à Delegacia, o indivíduo proferiu ameaças de morte contra os policiais. Ele responderá pelos crimes de furto, resistência e ameaçam, o dinheiro não foi recuperado.
Costa Rica
Vilência doméstica no dia 16 de janeiro. A ocorrência mobilizou a Polícia Militar de Costa Rica nesta segunda-feira (19). Segundo a vítima, seu filho, que é usuário de entorpecentes, exigiu dinheiro e, diante da negativa, passou a proferir ameaças de morte e de danos ao patrimônio. O suspeito chegou a danificar o interfone da casa e desligar a rede de energia elétrica antes de fugir do local. A vítima não sofreu agressões físicas, pois conseguiu sair do imóvel para buscar ajuda. A equipe policial realizou buscas na região, mas o indivíduo não foi encontrado. O boletim de ocorrência foi encaminhado à Polícia Civil para investigação.
Sinistro de trânsito e dirigir sem possuir CNH, no dia 17. Um motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros após colidir contra o alambrado de um posto de combustíveis no cruzamento das ruas Sergipe e Tocantins, em Costa Rica. O acidente ocorreu quando o condutor tentou realizar uma conversão à esquerda e perdeu o controle da direção. A Polícia Militar constatou que o homem não era habilitado para conduzir veículos automotores. A vítima foi levada ao hospital com escoriações e dores pelo corpo. A motocicleta foi autuada pelas infrações cometidas e liberada para um motorista habilitado. O caso foi registrado na Polícia Civil.
Um acidente impressionante foi registrado na Avenida João de Barro no final da tarde de domingo (18). Um GM Astra, ocupado por três pessoas, colidiu contra um poste de iluminação pública após o condutor perder o controle devido à alta velocidade. O impacto causou a queda da rede elétrica e fez com que o motor do automóvel fosse arremessado a 20 metros de distância. Marcas de frenagem de 55 metros foram registradas pela perícia da Polícia Militar. Os ocupantes sofreram apenas ferimentos leves e recusaram transporte ao hospital. A concessionária de energia foi acionada para isolar a área e o condutor foi levado à delegacia para os procedimentos legais após o registro do sinistro.
Caso de Ameaça e Lesão corporal – Violência doméstica na noite do domingo (18). Uma mulher procurou socorro na base da Polícia Militar após ser agredida pelo ex-marido em uma conveniência local. Mesmo com uma Medida Protetiva em vigor, o homem se aproximou da vítima, proferiu ofensas verbais e desferiu um soco em seu rosto, causando hematomas visíveis. O agressor ainda ameaçou a vítima de morte caso ela fizesse a denúncia e fugiu levando o aparelho celular dela. A Polícia Militar realizou buscas em diversos pontos da cidade, mas o autor ainda não foi encontrado. A vítima passou por exame de corpo de delito e o caso foi registrado na Delegacia de Polícia para as devidas providências legais.
(*) Norbertino Angeli – Jovem Sul News



