29.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Janeiro Roxo reforça a importância da conscientização e do cuidado com a hanseníase em Três Lagoas

O mês de janeiro é marcado pela campanha Janeiro Roxo, dedicada à conscientização, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da hanseníase, doença infecciosa crônica que ainda registra casos em todo o país. Em Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da informação e do acompanhamento adequado para garantir qualidade de vida aos pacientes e interromper a cadeia de transmissão.

A hanseníase tem cura, e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto mais cedo a doença é diagnosticada, menores são as chances de complicações e sequelas. Por isso, a Secretaria orienta a população a procurar a unidade de saúde mais próxima ao perceber sinais como manchas claras ou avermelhadas na pele com alteração de sensibilidade, formigamentos ou dormência.

AÇÃO ALUSIVA

Como parte das ações do Janeiro Roxo, será realizado no dia 28 de janeiro, às 8h, o primeiro encontro de 2026 dos pacientes portadores de hanseníase. A iniciativa tem como objetivo promover uma roda de conversa, esclarecer dúvidas e incentivar a troca de experiências entre os participantes.

O encontro acontecerá na Clínica Escola da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e será um momento de acolhimento, escuta e fortalecimento do cuidado integral aos pacientes.

COMO TER ACESSO À CLÍNICA DA UFMS

Para receber atendimento na Clínica Escola da UFMS ao longo do ano, é necessário encaminhamento prévio da unidade de saúde, reforçando a importância do acompanhamento contínuo pela rede municipal.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.