O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o secretário adjunto Artur Falcette e o assessor de Logística da pasta, Luiz Eduardo Costa, cumpriram agenda em Inocência nessa quinta-feira (5), tratando de assuntos diversos com autoridades municipais e empresários tendo em vista os investimentos públicos e privados que a cidade recebe com a chegada da fábrica da Arauco e que já operam profundas transformações no perfil econômico e na estrutura urbana.
Pela manhã o secretário e equipe se reuniram com o prefeito Antônio Ângelo Garcia dos Santos, o Toninho da Cofap, o vice-prefeito Henrique César Líria Alves e secretários municipais de Saúde, Obras e Assistência Social, na Prefeitura. A preocupação era com o cronograma de melhorias programadas para a cidade a fim de absorver os impactos advindos da chegada da fábrica.


“Concluímos que a situação está sendo bem gerenciada, não houve impactos significativos na saúde, nem na segurança ou assistência social. A Arauco tem cumprido com sua contrapartida, inclusive construiu alojamentos para milhares de trabalhadores, distante da cidade, com toda estrutura necessária, gerador de energia e até estação de tratamento de esgoto para não sobrecarregar a rede”, disse o secretário.
Os projetos relacionados ao PBA (Plano Básico Ambiental) também acontecem dentro do cronograma esperado. Um ponto que precisa ser melhorado, conforme o secretário, é o atendimento da Funtrab no município, para oferecer oportunidades tanto aos trabalhadores quanto aos empresários de colocação no mercado de trabalho.
A comitiva visitou, ainda, a Vila Arauco, na parte da tarde. O bairro surge com 615 moradias de ótimo padrão, construída por empresa de Mato Grosso do Sul e que vai abrigar os funcionários da fábrica quando já estiver em operação.
No fim da tarde o grupo esteve no parque de obras da fábrica da Arauco. “Pudemos comprovar que as obras avançam em ritmo acelerado e devem estar concluídas no próximo ano para início das atividades, em setembro de 2027”. Verruck destacou a magnitude do projeto, que vai transformar 800 cargas de eucalipto por dia em celulose. A fábrica ocupa uma área de 3 quilômetros de extensão por 2 quilômetros de largura.
Por fim, já no início da noite, o secretário e o grupo que o acompanhava visitaram o local de onde está sendo extraída toda pedra utilizada na construção da fábrica e da ferrovia da Arauco.
A Arauco Brasil está implantando a maior fábrica de celulose do grupo em Inocência, investimento de R$ 25 bilhões, gerando 14 mil empregos diretos na fase de obras. Todos esses trabalhadores estão alojados na cidade, o que fez aumentar consideravelmente as demandas por serviços urbanos. O Estado apoia Inocência nesse esforço para acompanhar o ritmo de crescimento imposto pela chegada da indústria da Arauco.





