34.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Açougue é interditado com 400 kg de carne irregular e bebidas falsificadas

Conforme apurado pela reportagem, estabelecimento não tinha alvará e licença para manipular alimento

Açougue que funcionava em uma conveniência na Rua Zulmira Borba, no Bairro Nova Lima, foi interditado no início da tarde desta quinta-feira (19) por operar sem alvará e em condições insalubres. No local, a Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) apreendeu cerca de 400 quilos de linguiça, bucho bovino e outros cortes de carne temperada.

Conforme apurado pela reportagem, a equipe esteve no endereço para verificar a comercialização de vodkas fabricadas em Terenos, alvo de operação no ano passado. No depósito da conveniência, foram encontradas 54 garrafas armazenadas. Segundo os responsáveis, as bebidas seriam retiradas posteriormente pelo fornecedor. Além disso, também foram apreendidos cigarros e tabaco de origem paraguaia.

O estabelecimento não possuía licença sanitária nem autorização para comercializar carnes, tampouco registro no SIM (Serviço de Inspeção Municipal). Diante das irregularidades, o açougue foi interditado e os produtos apreendidos serão descartados.

À reportagem, o advogado do comércio, Amilton Ferreira de Almeida, afirmou que se trata de fiscalização de rotina. “Estamos acompanhando o caso e vamos verificar o desenrolar. O proprietário já está ciente e em contato com o contador para regularizar a situação e apresentar a documentação necessária”, disse.

Ainda conforme a defesa, o proprietário deu entrada no processo para autorização de manipulação de carnes em outubro de 2025, mas ainda não obteve a licença. Apesar do pedido protocolado, a comercialização e a manipulação de alimentos, como carnes temperadas, só podem ocorrer após a conclusão do processo e a emissão do alvará sanitário.

Segundo a Decon, apenas as carnes manipuladas serão apreendidas e destinadas ao descarte.

Em novembro do ano passado, uma fábrica clandestina de bebidas foi descoberta em Terenos, a 28 quilômetros de Campo Grande. A operação foi realizada pela Decon em conjunto com fiscais do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

No imóvel, que funcionava sob o nome Indústria e Comércio de Bebidas Terenos Eireli, os agentes encontraram rótulos e tampas falsificadas da marca “Shirlof”, além de garrafas prontas para venda, sacos de ácido cítrico e outros compostos químicos utilizados na adulteração de bebidas. As investigações decorrentes da operação seguem em andamento.

Fonte: Campo Grande News (por Clara Farias e Bruna Marques)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.