38.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Celulose dispara a economia de MS e Simpacems ajuda jovens com vagas de emprego nas maiores fábricas do Estado

O Simpacems atua ao lado das empresas associadas, valorizando e fortalecendo iniciativas que promovem educação, qualificação profissional e desenvolvimento humano em Mato Grosso do Sul, pilares essenciais para o crescimento do setor e da sociedade

A expansão do setor de celulose já colocou Mato Grosso do Sul na primeira colocação nacional no ranking de exportação. Dados apresentados pelo Ibá mostram que o Estado pode ser o destino de ao menos quatro novos empreendimentos do setor de celulose até o ano de 2032, expansão que demandaria a criação de quase 100 mil novos empregos no setor, sendo aproximadamente 24 mil diretos e outros 69 mil indiretos.

O volume de vagas previsto leva em consideração apenas a operação das unidades, sem levar em conta os empregos que serão gerados durante o processo de construção das fábricas. Com tantos empreendimentos, o que não falta é emprego em Três Lagoas e região, atualmente já conhecida como Vale da Celulose.

Celulose dispara a economia de MS e Simpacems ajuda jovens com vagas de emprego nas maiores fábricas do Estado

Três Lagoas conta com duas fábricas, sendo a Suzano e a Eldorado. Ribas do Rio Pardo recentemente também inaugurou uma Suzano. Agora, mais uma indústria do setor está em fase de construção, sendo uma Arauco em Inocência e uma Bracell também será construída em Bataguassu.

QUALIFICAÇÃO

Durante o pico de obras de uma fábrica, é preciso mão de obra de 12 mil trabalhadores. Pessoas de todo o Brasil e até de outros países chegam a Mato Grosso do Sul em busca de novas oportunidades de emprego.

Diariamente, vagas de emprego são divulgadas e as empresas precisam se reinventar para conseguirem mão de obra qualificada. As indústrias oferecem cursos e algumas chegam até a pagar para os funcionários se qualificarem.

Celulose dispara a economia de MS e Simpacems ajuda jovens com vagas de emprego nas maiores fábricas do Estado

O Simpacems (Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Estado do Mato Grosso do Sul) é um aliado nessa jornada, sempre buscando qualificar os profissionais do setor. Afinal, educação básica é um pilar estratégico para o desenvolvimento da indústria.

O avanço da tecnologia, da automação e da inovação exige profissionais cada vez mais preparados. Ainda assim, o Brasil convive com um desafio estrutural: cerca de 1 em cada 4 jovens não concluiu a educação básica, o que limita o acesso ao mercado de trabalho, à qualificação e ao crescimento profissional.

Diante dos desafios da educação básica, empresas têm assumido um papel ativo ao incentivar a retomada dos estudos. No setor de papel e celulose, essas iniciativas geram impactos reais, mais oportunidades internas, acesso à qualificação e fortalecimento do desenvolvimento humano, contribuindo para a competitividade, o desenvolvimento regional e um mercado de trabalho mais preparado.

O Simpacems atua ao lado das empresas associadas, valorizando e fortalecendo iniciativas que promovem educação, qualificação profissional e desenvolvimento humano em Mato Grosso do Sul, pilares essenciais para o crescimento do setor e da sociedade.

OPORTUNIDADE

O setor de papel e celulose em Mato Grosso do Sul segue gerando oportunidades e fortalecendo a cadeia industrial do Estado. As empresas associadas ao Simpacems estão com vagas abertas em diferentes áreas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento regional, a geração de empregos e a valorização de profissionais qualificados.

CLICANDO AQUI, você pode se candidatar nas grandes empresas do setor da celulose de Mato Grosso do Sul, como a Eldorado, Suzano, Embalagens São José e Sylvamo.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.