A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da equipe da Seção de Investigações Gerais (SIG) de Nova Andradina, prendeu novamente dois homens — pai e filho, de 60 e 34 anos — suspeitos de envolvimento no crime de receptação de animais provenientes de abigeato.
Os autores haviam sido presos em flagrante no dia 5 de março, após diligências realizadas na zona rural do município que resultaram na localização de bovinos de origem ilícita em propriedade rural vinculada aos investigados.
No dia 6 de março, sobreveio decisão do Juiz de Garantias colocando os investigados em liberdade, mediante imposição de medidas cautelares, dentre elas o monitoramento eletrônico.
Entretanto, no sábado, dia 7, a equipe da SIG de Nova Andradina, com apoio de fiscais da IAGRO, voltou a realizar diligências na região do Assentamento Teijin, ocasião em que os suspeitos foram novamente presos em flagrante, sendo encontrados ocultando animais provenientes de crime em área rural ligada à família.
Durante a fiscalização realizada nas propriedades, foram constatadas irregularidades nas marcas dos bovinos, sendo identificada sobreposição e adulteração de marcação, prática utilizada para dificultar a identificação da origem dos animais e ocultar sua procedência ilícita.


As investigações apontam que os autores atuavam de forma estruturada no esquema criminoso. Conforme apurado, eles abordavam funcionários de fazendas da região, que eram aliciados para realizar o furto de animais diretamente dos rebanhos. Após a separação do gado furtado nas propriedades rurais, os próprios investigados realizavam o embarque dos animais e os transportavam até lotes localizados no Assentamento Teijin.
No local, os bovinos tinham suas marcas de origem borradas por meio da aplicação de uma marca não registrada junto à IAGRO, sendo posteriormente realizada nova marcação com marca pertencente à família, com o objetivo de dificultar a identificação da procedência dos animais.
A Polícia Civil continua realizando diligências e já localizou outros animais receptados pelos investigados. As apurações indicam que os autores podem ter receptado mais de 70 bovinos provenientes de furtos na região.
Os investigados já respondiam a outros inquéritos policiais relacionados a crimes semelhantes e vinham sendo investigados pela Polícia Civil.
A autoridade policial novamente representou pela prisão preventiva dos autores, que permanecem custodiados na Delegacia de Polícia à disposição da Justiça.



