Parceria entre MS Florestal e instituições transforma o descarte da silvicultura em moda e autonomia; projeto mira comercialização para SP, RJ e MG
O que antes era descarte agora é símbolo de autonomia e geração de renda. Nesta segunda-feira (30), foi inaugurada oficialmente em Bataguassu a Casa da Costura Sustentável, a nova sede da Associação de Mulheres Empreendedoras da Costura Ipê Rosa. O espaço é fruto de uma coalizão estratégica entre a MS Florestal, por meio do programa Bracell Social, o Sebrae/MS e a prefeitura local.
O projeto, que se consolidou como um modelo de economia circular na região, capacita mulheres para transformar resíduos da indústria da silvicultura, como big bags, uniformes usados e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), em produtos de alto valor agregado, como bolsas, acessórios e itens utilitários. Com a estrutura consolidada, a Associação Ipê Rosa já colhe resultados concretos. Parte da produção é adquirida pela própria MS Florestal, garantindo renda imediata às participantes. Além disso, o grupo desenvolve peças próprias, com catálogo em expansão e presença em feiras e eventos dentro e fora de Mato Grosso do Sul.
A visibilidade conquistada em exposições, como em Campo Grande e no Bioparque Pantanal, abriu portas e despertou o interesse de novos mercados. Agora, o próximo passo é ousado: ampliar a comercialização para o Sudeste do país, com foco em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Para a presidente da Associação, Ana Nelly Castello Branco Sanches, a conquista da sede própria é um divisor de águas. “A casa representa autonomia e liberdade. Tudo o que conseguimos produzir em salas emprestadas, agora ganha uma dimensão muito maior. Se lá fizemos grandes coisas, aqui faremos ainda mais”, afirmou.
Mais do que uma unidade produtiva, a Casa da Costura é um refúgio de acolhimento. O grupo é composto majoritariamente por mães atípicas e mulheres que cuidam de familiares neurodivergentes ou com deficiência. Atualmente, a associação conta com 12 mulheres fixas e outras seis em processo de formação, muitas delas vindas de contextos desafiadores, como mães atípicas e famílias com pessoas com deficiência. O projeto também segue de portas abertas para novas participantes, com encaminhamentos via APAE e CRAS, ampliando o impacto social da iniciativa.
Durante a cerimônia de abertura da Casa, autoridades destacaram o potencial transformador da iniciativa. O deputado estadual Pedro Arlei Caravina ressaltou que o projeto é exemplo de como a economia criativa pode mudar realidades. “Estamos falando de mulheres que estavam na invisibilidade e hoje estão no mercado, mostrando seus talentos. Esse projeto, que começou pequeno, é motivo de orgulho para Bataguassu e mostra que, quando há união entre poder público, iniciativa privada e comunidade, os resultados aparecem”, pontuou.
Ele também destacou que ações como essa ampliam as oportunidades além dos empregos tradicionais. “A economia criativa revela talentos, gera renda e pode transformar toda uma região”, completou.
Representando a MS Florestal, o gerente de Relações Institucionais, Bruno Rabello Madalena, reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento local. “Esse projeto traduz exatamente o que acreditamos: inclusão produtiva, empoderamento feminino e desenvolvimento sustentável. E, mais do que isso, leva o nome de Bataguassu para outros lugares, mostrando a força dessas mulheres”, afirmou.
Já o vice-prefeito de Bataguassu, Cleyton Silva, destacou que a inauguração simboliza apenas o começo de uma trajetória promissora. “Esse é o primeiro passo de muitos. É um projeto que reflete os valores da empresa e que continuará sendo apoiado, porque acreditamos no potencial de crescimento e impacto que ele tem”, disse.
Para a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori, a lembrança foi do impacto do processo formativo e da trajetória construída pelas participantes. “Ver a beleza desse trabalho e lembrar de como tudo começou mostra o quanto essas mulheres evoluíram. Foram muitas horas de capacitação, consultorias e dedicação. Hoje, o projeto rompe barreiras, ganha espaço em feiras e mostra que o Ipê Rosa vai muito além do que imaginávamos no início. O resultado é um projeto que inspira e transforma realidades”, completa.
Sobre a MS Florestal
A MS Florestal é uma empresa sul-mato-grossense que fortalece as atividades de operação florestal do Grupo RGE no Brasil, um conglomerado global com foco na manufatura sustentável de recursos naturais. Especializada na formação de florestas plantadas e na preservação ambiental, além do desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua, a MS Florestal participa de todas as etapas, desde o plantio do eucalipto até a manutenção da floresta. Para mais informações, acesse: www.msflorestal.com
Sobre o Bracell Social
O Bracell Social é um programa de investimento social, alinhado às diretrizes do Grupo RGE, norteado por 3 pilares (3E’s – Educação, Empoderamento e Bem-estar). São realizados projetos que contribuem com o desenvolvimento das comunidades locais, conectando a inclusão social e a sustentabilidade, de modo que as pessoas possam desenvolver suas capacidades individuais e ter acesso a oportunidades para uma vida melhor.







