Na sede do Sebrae/MS, empreendedores conheceram linhas da Finep e caminhos para acessar os recursos
A iniciativa “Finep pelo Brasil” apresentou mais de R$ 3,3 bilhões em oportunidades de financiamento voltadas à inovação, reunindo representantes do poder público, setor produtivo e instituições científicas na sede do Sebrae/MS em Campo Grande, na última sexta-feira (17). Durante o encontro, foram detalhados caminhos para acesso aos recursos por empresas, startups, cooperativas e instituições de ciência e tecnologia. O evento integrou uma agenda nacional de divulgação dos editais recém-lançados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
A programação também reforçou o potencial estratégico de Mato Grosso do Sul no cenário nacional de inovação. Segundo o presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, o estado reúne características que favorecem o desenvolvimento científico aliado à sustentabilidade. “Essa é uma oportunidade de transformação para um futuro sustentável em que brasileiros e brasileiras façam ciência com estratégia, ainda mais em um Estado que abriga biomas e tem vocação para a inovação. Estamos construindo um ecossistema que articula universidades, centros de pesquisa, fundações estaduais e políticas públicas de desenvolvimento”, disse.
Esse movimento encontra respaldo nas políticas estaduais, que têm ampliado o incentivo à pesquisa e inovação. Neste sentido, o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Cristiano Carvalho, também conselheiro Sebrae/MS, destacou o aumento recente no volume de investimentos destinados ao setor. “Estamos à disposição de todos para alinhar esses projetos estratégicos e fazer o treinamento necessário para que o Estado consiga cada vez mais aumentar o processo de captação junto às agências, como a Finep”, declarou.
Na mesma linha, o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Artur Falcette, ressaltou a importância dos recursos para o fortalecimento da economia regional. “Nosso Estado escuta o que a Ciência diz. Efetivamos em 2025, R$ 71 milhões via fundo Finep. É um recurso muito importante por estar tendo esse olhar para o Centro-Oeste e que tem alavancado muitos negócios em um Estado que tem uma orientação clara de se aproximar da iniciativa privada”, complementa.
O avanço das políticas públicas também passa pela interiorização da inovação. De acordo com o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, o uso dos instrumentos da Finep contribui diretamente para levar desenvolvimento aos municípios. “Instâncias de governança estão chegando nos municípios que dos ecossistemas de inovação, ancoradas em nossos pilares de renovação e sustentabilidade. É muito importante esse papel da Finep em liderar e induzir o desenvolvimento do Estado para que pesquisadores possam se debruçar em desafios tecnológicos de Mato Grosso do Sul e aproveitar as oportunidades locais, como a Rota Bioceânica”.
Nesse contexto, o Sebrae/MS atua como um dos principais articuladores do ecossistema de inovação, aproximando os pequenos negócios das oportunidades disponíveis. Durante o evento, o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, destacou o compromisso da instituição. “Nós acreditamos que a inovação não pode ser algo distante porque ela precisa estar ao alcance dos pequenos negócios. Por isso, levamos conhecimento por meio de palestras, oficinas e consultorias. Só em 2025, foram 20 mil empresas atendidas nessa temática aqui no estado e é por isso que apoiamos a construção de ecossistemas locais, envolvendo lideranças, instituições e o setor do inovador”, pontuou.
Os resultados desse trabalho já são visíveis. Atualmente, Mato Grosso do Sul lidera a região Centro-Oeste em número de startups, com mais de 600 negócios inovadores ativos na plataforma Sebrae Startups. Grande parte dessas empresas é atendida pelo Living Lab, laboratório de inovação aberta do Sebrae/MS, que promove a conexão entre startups e empresas de diversos setores.
Além do apoio direto aos empreendedores, o Sebrae/MS também atua na estruturação de ambientes favoráveis à inovação. Hoje, a instituição acompanha 12 ecossistemas já implantados no estado, sendo eles: Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá/Ladário, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas, Aquidauana e Jardim, fortalecendo a cultura empreendedora em diferentes regiões.
Finep pelo Brasil
O Projeto Finep pelo Brasil recebe a submissão de propostas até 31 de agosto de 2026, e é destinado a projetos com alto risco tecnológico, relevância social e foco em sustentabilidade. A agenda de captação de recursos está aberta e pequenos negócios podem se inscrever acessando: finep.gov.br.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, entre em contato por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800, ou acesse: ms.sebrae.com.br.




