Na manhã desta quinta-feira (21), a SIG da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (1ª DEAM) de Campo Grande deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem investigado por múltiplos crimes praticados em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. O indivíduo foi localizado e preso pelas equipes policiais enquanto trabalhava em uma empresa situada no bairro Jardim Paulista, em Campo Grande.
Os fatos que originaram a investigação ocorreram na noite de 15 de março deste ano, entre no bairro Portal Caiobá. Na ocasião, a vítima, uma mulher de 31 anos de idade, compareceu ao imóvel acompanhada de sua irmã, uma jovem de 24 anos, com o intuito de retirar seus pertences pessoais em virtude do processo de separação do casal.
Ao adentrarem no local, iniciou-se um desentendimento motivado pela partilha de bens. A discussão evoluiu para agressões físicas e verbais perpetradas pelo investigado, um homem de 24 anos de idade. O agressor desferiu xingamentos contra a vítima, quebrou o aparelho celular dela e desferiu golpes que resultaram em lesões corporais na mão direita e no dedo indicador esquerdo da mulher. Além disso, provocou danos ao patrimônio da vítima ao quebrar a tela de uma televisão de 50 polegadas de sua propriedade.
Em decorrência, o agressor foi conduzido à DEAM e autuado em flagrante pelos crimes de lesão corporal, ameaça, injúria e dano.
Após a realização da audiência de custódia perante o Poder Judiciário, foi concedida ao autuado a liberdade provisória, mediante a imposição de medidas cautelares diversas da prisão, dentre as quais a monitoração eletrônica por meio do uso de tornozeleira, além da obrigação de respeitar as áreas de exclusão e o limite mínimo de distanciamento fixado em favor da vítima.
Contudo, relatórios técnicos demonstraram que o investigado demonstrou total desprezo pelas ordens judiciais e pelos mecanismos de proteção estatal. Por inúmeras vezes, ele violou deliberadamente as zonas de restrição fixadas, aproximando-se de forma reiterada da residência e dos locais frequentados pela vítima, renovando o estado de vulnerabilidade e grave ameaça à integridade física e psicológica da mulher.
Diante da manifesta insuficiência da monitoração eletrônica e do risco iminente à vida da vítima, foi representado perante o Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva do investigado, medida que foi prontamente deferida, sendo o agressor preso na data de hoje (21).





