29.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de maio de 2026

Rio Paraguai segue estável em MS, mas permanece abaixo da média histórica

Sem chuva prevista, boletim do SGB indica baixa chance de mudanças expressivas nas cotas

O Rio Paraguai segue com níveis dentro da normalidade em Mato Grosso do Sul, mas ainda abaixo da média histórica esperada para esta época do ano em pontos monitorados no Estado. É o que mostra o mais recente Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia, divulgado pelo SGB (Serviço Geológico do Brasil), com dados coletados em 27 de maio.

De acordo com o levantamento, os níveis observados no Rio Paraguai entre Ladário e Forte Coimbra, além de Porto Murtinho, permanecem dentro da faixa considerada normal para o período. Ainda assim, quando comparados à média histórica registrada para 27 de maio, os volumes seguem abaixo do padrão historicamente observado nesses trechos.

Em Ladário, o nível do rio estava em 229 centímetros na manhã do dia 27. A previsão hidrológica aponta variação de 5 centímetros nos sete dias seguintes à data da medição e de 14 centímetros em até 14 dias. Mesmo com essa projeção, a cota permanece dentro da faixa de normalidade prevista para o período, que varia entre 196 cm e 558 cm.

Mais ao sul, em Porto Murtinho, também foi observado comportamento de leve elevação no nível do rio. O município registrou 344 centímetros, abaixo da média histórica de 504 centímetros para a data. As projeções indicam possibilidade de variação de 3 centímetros nos sete dias seguintes e de 19 centímetros em até 14 dias.

Nos afluentes, o cenário é semelhante. Cuiabá e Miranda seguem dentro da normalidade, enquanto o rio em Palmeiras apresenta nível acima do intervalo considerado normal.

Outro ponto destacado pelo boletim é o comportamento climático recente da bacia. Nos últimos sete meses, entre outubro de 2025 e abril de 2026, o volume acumulado de chuvas permaneceu dentro da média histórica registrada entre 1998 e 2025. Para os sete dias seguintes à medição, no entanto, a previsão é de ausência de chuva significativa, com acumulado médio estimado em zero milímetro.

Com isso, a tendência hidrológica indicada pelo SGB é de manutenção do comportamento atual do Rio Paraguai, com níveis estáveis ou ligeiramente decrescentes no alto curso e lenta elevação no baixo curso, especialmente no trecho sul-mato-grossense.

Fonte: Campo Grande News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.